O Facebook, em junho de 2015, resolveu lançar a versão Lite do seu aplicativo. A versão promete ser mais rápida e consumir menos dados do celular, sendo ideal para conexões 2G ou ainda mais lentas. Em um ano, o número de usuários ativos mensais da versão dobrou, chegando a 200 milhões.

A novidade foi divulgada pela COO do Facebook, Sheryl Sandberg, através de um post publicado na própria rede social. "Hoje estamos compartilhando que mais de 200 milhões de pessoas estão usando o FB Lite. Estamos empenhados em conectar as pessoas com as coisas que elas se importam - não importa sua conexão, dispositivo ou onde eles vivem. Em muitas áreas, as redes podem ser lentas e incapazes de suportar todas as funções disponíveis no Facebook. O FB Lite dá às pessoas o acesso a experiências essenciais do Facebook mais rapidamente e com menor consumo de dados", disse o executivo.


Facebook lançou a versão Lite especialmente para países emergentes, que costumam usar conexões mais lentas.

Em março do ano passado, a versão Lite da rede social chegou a 100 milhões de usuários no mundo, este número foi alcançado após 9 meses do seu lançamento, e somente no sistema operacional Android.

Na época, ainda foi revelado que o Brasil constava na lista dos cinco países que mais usavam o Facebook Lite. Vale notar que não somente o Facebook lançou um app voltado aos mercados emergentes, mas também o YouTube, com o seu YouTube Go.