De acordo com o especialista em segurança Will Strafach, centenas de aplicativos que estão disponíveis na App Store estão sendo explorados por uma brecha de segurança que foi descoberta por ele mesmo. Ao menos 76 softwares populares, conforme a análise, podem ser considerados vulneráveis.

Através da brecha pode haver a interceptação de dados que deveriam estar protegidos por criptografia. Os 76 aplicativos indicados como perigosos possuem mais de 18 milhões de downloads. A Apple, no entanto, não tem como resolver a situação, já que o problema central não está no seu sistema.

Dos 76 casos, 33 apresentam vulnerabilidade baixa; 24 deles entram em uma escala mediana; porém, 19 oferecem riscos reais, e bastante sérios, já que um hacker poderia obter informações importantes, como tokens de autenticação e credenciais financeiras.

A descoberta do especialista aconteceu durante o desenvolvimento da sua plataforma móvel para análises, nomeada de verify.ly. assim, ao escanear automaticamente e em massa o código binário dos produtos disponíveis na App Store, ele acabou encontrando o problema.

A lista dos aplicativos afetados inclui vários aplicativos que permitem gerenciar constas do Snapchat; os serviços de VPN Private Browser, vpn free e Vpn One Click Professional; o Music tube; e ainda um escâner chamado Code Scanner by ScanLife. Veja a lista completa aqui.

Strafach publicou apenas os nomes dos aplicativos que possuem vulnerabilidade baixa, sendo que os outros deverão ser divulgados em 60 a 90 dias.

O especialista deixa um alerta: "Seja extremamente cuidadoso quando estiver inserindo códigos relacionados a rede e mudando comportamentos dos aplicativos. Muitas questões como essa surgem de um desenvolvedor de aplicativos que não entendeu totalmente o código que ele pegou emprestado da internet."