Recentemente, um grupo de investidores do Facebook, abriu campanha para afastar o cofundador e CEO da companhia, do posto de presidente do conselho diretor. A intenção já foi apresentada formalmente e partiu de investidores que são membros da SumOfUs, uma organização que advoga pela responsabilização de grandes companhias.

Atualmente, Mark Zuckerberg acumula os títulos de CEO e presidente do conselho desde 2012. "Acreditamos que a combinação desses dois papéis em uma única pessoa possa enfraquecer a governança de uma corporação, o que pode prejudicar o valor das ações", disse a proposta. 

A SumOfUs argumenta que ter alguém diferente na posição traria um balanceamento de poder entre o CEO e o corpo de diretores, o que é bastante necessário após a aprovação de uma proposta, em 2016, em que reduzia o poder de algumas classes de acionistas.

Conforme a SumOfus, o momento também pede essa divisão, já que o Facebook "enfrenta crescente desconfiança em relação a seu papel na promoção de notícias enganosas, censura, discurso de ódio e supostas inconsistências na aplicação dos padrões de comunidade e políticas de conteúdo do Facebook".

Lisa Lindsey, conselheira de mercado da SumOfUs,  em uma entrevista ao VentureBeat, disse que 333 mil pessoas assinaram uma petição solicitando que o Facebook melhore sua organização corporativa. Do total, apenas 1.500 eram acionistas.

A grande questão é que não será muito fácil convencer os outros acionistas de que uma separação é uma boa ideia. Um CEO em função dupla não é uma exclusividade do Facebook. Outras empresas, como Netflix, Tesla, Amazon, entre outras, também possuem CEOs com acúmulo de funções.