São incontáveis as tentativas de derrubar o Twitter nestes 11 anos de vida da rede social, no entanto a rede social segue firme com fiéis usuários e sempre tentando se adaptar à demanda. Nos últimos anos o Twitter trabalhou muito para oferecer suporte para vídeos, Gifs, sequência de imagens, encurtador de links entre outras coisas.

Em 2012 o Twitter adquiriu o Vine - plataforma de vídeos curtos que fez muito sucesso nos primeiros meses de uso. Posteriormente, o Twitter pôde usar essa tecnologia para incluir a criação, upload, divulgação de pequenos vídeos diretamente em sua plataforma e, mais recentemente, até transmissão AO VIVO de jogos da NFL.

É aí que chegamos ao tema de nosso tutorial. Como fazer download de vídeos no Twitter?

No PC

O procedimento é muito simples e semelhante ao que você encontra no tutorial de como Baixar vídeos do Youtube sem programas. Basta você acessar o site DownloadTwitterVideo.com.

Você só precisa copiar o Link, a URL (domínio - "www.") do tweet que quer baixar e colar neste site. Depois basta escolher o formato do download (MP3 - áudio, MP4 e MP4 HD).

Em seguida o site avisa que está tudo certo e o download começa em seu navegador. Se liga na sequência de duas imagens. Ps: vale lembrar que o processo funciona também com gifs animados, porém o download será feito em formato de vídeo.

Muito simples, não é mesmo? Mas e como funciona no celular? Vamos ver.

No Smartphone

Curiosamente o processo de utilizar um site de download de vídeos pelo navegador mobile é igualmente fácil como no computador, portanto, este caminho pode ser novamente utilizado por você.

Com um App

Em busca de um aplicativo para fazer esses downloads, encontrei o Save Twitter Videos | GIF. Ele é gratuito na Google Play e cumpre o que promete. Basta instalar o app, copiar a URL do Tweet, aguardar a análise do vídeo e pronto!

Agora você já pode fazer download de vídeos oriundos do Twitter para usar e compartilhar com seus amigos.

Vida longa ao Twitter. Um abraço.

Dica do leitor Murian Cesca.