Após começar a funcionar em 2014 e ter um início de atividades conturbado, o maior parque de energia solar do mundo finalmente começou a produzir o esperado.

O Ivanpah Solar Electric Generating System está localizado na Califórnia e conta com 170 mil painéis de captura de energia solar. O problema veio à tona após o parque não conseguir entregar a energia prometida em contrato firmado com a Pacific Gas & Electric Company.

Agora, após ajustes e melhorias, o porta-voz da empresa disse que ela está funcionando como o esperado. Já o porta-voz da Pacific não confirmou, nem desconfirmou a informação. Apenas disse que a geradora está sendo inspecionada e o contrato sendo revisto.

A capacidade da geradora é de 392 megawatts por ano. Cumpre lembrar que - embora tenha recebido 1.6 bilhão de dólares do governo americano para sus construção - ela é de propriedade de 3 empresas: NRG, Brightsource Energy e Alphabet. Essa última, que como sabemos, é a "dona" do Google.

Esperamos que este não seja um empecilho para a energia solar e não "desacredite" novas iniciativas e que mais países sigam a iniciativa da Califórnia. A meta do estado americano é chegar no ano de 2020 tendo, no mínimo, 33% de sua energia consumida advinda de fontes renováveis. Somente a usina de Ivanpah evita que 450 mil toneladas de carbono sejam jogadas na atmosfera a cada ano, ou ainda, 14.5 milhões nos primeiros 30 anos de atividade.