Apple é processada por forçar usuários a atualizar aparelhos para o iOS 7

A Akamai, em setembro de 2013, já estava ganhando US$ 50 milhões da Apple apenas para que a empresa pudesse usar a tecnologia nas chamadas FaceTime.

Por | @oficinadanet Tecnologia

A Apple, como bem sabemos, está seguidamente envolvida em processos judiciais, por vários motivos. Desta vez, a Maçã está sendo alvo de uma ação conjunta. De acordo com a ação, a empresa teria forçado os usuários do iPhone a migrarem do iOS 6 para o iOS 7, em uma tentativa de não perder dinheiro em relação ao pagamento de licenças de uma tecnologia que era empregada na versão mais antiga do sistema operacional.

Para entender tudo isso vamos recapitular: Em 2010, quando o FaceTime foi lançado, ele usava duas tecnologias diferentes para conectar um iPhone a outro. A primeira delas era um sistema peer-to-peer (P2P), que era capaz de conectar os smartphones diretamente um com o outro; já a outra tecnologia era de transmissão de dados baseada nos serviços da Akamai.

A grande questão é que a Apple se envolveu em uma disputa judicial por quebra de patente com outra empresa, a VirnetX. Ela foi considerada culpada e teve que abandonar o sistema P2P utilizado no iOS 6. Por conta disso, a tecnologia da Akamai teve seu uso ampliado. Isso significa também que por ela ser mais usada, a Apple teve que pagar mais por ela.

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A Akamai, em setembro de 2013, já estava ganhando US$ 50 milhões da Apple apenas para que a empresa pudesse usar a tecnologia nas chamadas FaceTime. Neste momento a Apple percebeu que estava ficando muito caro.

Para sair de tal dependência, a Apple criou uma nova tecnologia P2P para as chamadas FaceTime, e desta vez, sem o envolvimento de outra empresa, e assim, sem ter que pagar qualquer licença. O único problema é que a tecnologia só poderia ser usada no iOS 7, e a Apple precisaria que os usuários abandonassem o iOS 6 para migrarem para a nova versão.

Conforme a ação coletiva, que foi registrada no tribunal de São José, na Califórnia, a Apple inventou um bug no FaceTime no iOS 6 e alegou que a única forma de corrigir o problema era migrando para o iOS 7.

Para completar, os usuários acabaram descobrindo que os iPhones 4 e 4s não suportavam a build 7.0.4 do iOS e com isso, viviam travando. Sem ter como voltar a versão antiga, muitos dos donos de aparelhos precisaram comprar um novo.

O valor solicitado na ação conjunta não foi revelado. Porém, o que resta saber agora é como a Apple pensa em se safar dessa, se é que vai conseguir.

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