A internet está ficando cada vez mais veloz, e acompanhando a tendência, o 5G está se tornando uma realidade para alguns consumidores. Esta semana, a AT&T anunciou que será a primeira grande operadora do país a ofertar rede 5G em algumas cidades dos Estados Unidos.

A empresa irá iniciar a sua cobertura em duas cidades na região central do país: Indianopolis, no estado de Indiana, e Austin, no Texas. A rede de alta velocidade da operadora será chamada de "5G Evolution" e promete velocidades de até 400 Mbps, ou seja, quarenta vezes mais do que as oferecidas pelas redes atuais de 4G.


Operadora americana irá ofertar rede 5G em cidades dos Estados Unidos.   

De acordo com demonstrações em vários eventos tecnológicos, como a Futurecom, que foi realizada no Brasil no ano passado, as verdadeiras redes 5G prometem velocidades na casa dos gigabits por segundo, o que poderá deixar os serviços de banda larga móvel no mesmo nível que as cabeadas.

A AT&T, para explicar o seu 5G, disse que as primeiras redes poderão chegar a velocidades maiores no futuro. O passo inicial na direção do 5G faz parte de uma renovação na infraestrutura de rede da companhia, nomeada de Network 3.0. Com isso, o plano da operadora é tornar o seu hardware existente mais capaz, evitando assim, novos investimentos em fibra.

Para completar, o investimento da operadora norte-americana está seguindo ainda outras frentes. A empresa anunciou um projeto denominado AirGig, em que irá usar linhas de energia elétrica para conseguir transmitir dados e ainda entregar Wi-Fi para os clientes residenciais.