As transmissões ao vivo do Facebook foram uma adição à rede social que mais fizeram sucesso e aumentaram a popularidade da plataforma, que passou a receber livestreams diárias de todas as partes do mundo, principalmente de veículos de comunicação, que aproveitaram a oportunidade para terem um novo canal de comunicação com o seu público.

O mais interessante das transmissões ao vivo do Facebook é que qualquer pessoa pode iniciar uma, basta ter uma página para transmitir pelo computador ou o aplicativo do Facebook para entrar ao vivo no smartphone.

Como este tutorial tende a ser bem grande, não perderemos mais tempo, vamos logo ao passo a passo! ;)

Pelo computador

Primeiramente precisamos baixar um software de transmissão. No caso, vamos utilizar um programa gratuito chamado "Open Broadcast Software" (OBS), uma das melhores opções para quem quer um programa simples para fazer uma live simples. Clique aqui para baixá-lo.

No site do OBS, clique no botão de Download na home e então escolha qual é o seu sistema operacional, provavelmente o seu é um Windows. O software funcionará em qualquer versão do sistema operacional igual ou superior ao Windows 7.

Depois de configurar os cenários e as cenas no OBS, definindo o que estará aparecendo na sua transmissão, clique em "Configurações".

No menu "Stream", mude o valor da chave Serviço para "Facebook Live".

Agora, vamos precisar de uma chave de transmissão, portanto, passemos para a nossa página do Facebook, onde será realizada a live. Clique em "Vídeos".

Clique no botão "Biblioteca de vídeos".

Clique sobre "+ Ao vivo" para acionar o agendamento de uma nova transmissão.

Copie o valor informado no campo "Chave de Stream", e então clique em "Avançar".

Cole a chave de stream no campo destacado e então clique em "Ok".

Agora que sua transmissão está configurada, basta clicar sobre "Iniciar Transmissão".

Voltando ao Facebook, perceba que o sistema de transmissão está indicando que o sinal do software está sendo recebido. Aqui você poderá adicionar uma descrição para a publicação da transmissão, adicionar um título para ela e também criar tags, assim pessoas podem encontra-la mais facilmente. Depois de pronto, clique em "Transmitir ao vivo".

Pronto, agora você está ao vivo no Facebook pelo computador. Quando você quiser encerrá-la, basta clicar em "Encerrar vídeo ao vivo" e depois encerrar a transmissão no OBS.

No Smartphone

Para transmitir ao vivo no Facebook pelo smartphone, no seu feed do aplicativo, clique sobre o botão "Ao vivo".

Na tela de configuração da transmissão, você tem os botões de (de cima para baixo) troca de câmera, na qual você pode escolher a câmera frontal ou a traseira para transmitir; de seleção de restrição, que permite ao usuário escolher se quer que qualquer um possa te assistir, apenas amigos ou apenas pessoas selecionadas; o campo de descrição da transmissão; e o botão de iniciar a transmissão.

Depois de zerar um contador, você já estará ao vivo. Enquanto estiver ao vivo, é possível adicionar um filtro para a sua imagem, trocar de câmera, convidar amigos, comentar e, quando você decidir, finalizar a live clicando no botão "Concluir".

Agora que você finalizou a sua transmissão, pode decidir se quer publicar um vídeo dela ou não, selecionando também qual será a restrição de público que poderá assistir este vídeo.

Pronto, agora você já sabe como fazer uma transmissão ao vivo pelo Facebook, tanto no computador quanto no smartphone! Se você tiver qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo, vamos tentar te ajudar assim que possível. ;)