Cientistas criam voz assustadora que pode invadir celulares

Os cientistas, no estudo publicado, chamaram tais ruídos de “hidden voice commands” (comandos de voz ocultos).

Por | @oficinadanet Tecnologia

Os pesquisadores das universidades de Berkeley e Georgetown desenvolveram um método diferenciado para controlar os smartphones de terceiros. Eles conseguiram ativar os recursos dos assistentes virtuais de smartphones Android e iOS através de barulhos diferenciados. Eles não fazem muito sentido para os ouvidos humanos, porém, são reconhecidos pelos sistemas de voz.

Os cientistas, no estudo publicado, chamaram tais ruídos de “hidden voice commands” (comandos de voz ocultos). Na primeira vez, eles soam como vozes assustadoras, porém, quando a legenda aparece, todo o conteúdo parece fazer sentido. O vídeo abaixo exibe o funcionamento dos comandos.

Cientistas criam voz assustadora que pode invadir celulares
Voz demoníaca pode invadir smartphones e roubar informações.     

Leia também:

 

De acordo com o The Next Web, muitos recursos de voz dos smartphones funcionam sem a necessidade de destravar a tela do smartphone, o que torna a ameaça preocupante. Através das vozes estranhas, pessoas mal intencionadas, podem, inclusive, solicitar o envio de informações sigilosas.

O vídeo exibe smartphones sendo ativados a uma distância de cerca de 4 metros da fonte de emissão dos sons. O ruído ambiente não atrapalha a desenvoltura, o que o deixa ainda mais eficiente.

De acordo com o Atlantic, uma possível solução para o problema seria uma sistema de aprendizagem de máquina que pudesse aprender a diferenciar as vozes humanas de ruídos desse tipo. Porém, a capacidade dos aparelhos de entendimento com o que os donos falam pode ser prejudicada. 

Mais sobre: smartphone comando voz
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar