Há alguns anos, várias empresas investiram nos televisores equipados com a tecnologia 3D, sendo que muitos consumidores embarcaram nessa onda. O que parecia ser bastante promissor, acabou no esquecimento.

A tecnologia que foi lançada no início da década não caiu no gosto dos consumidores, como era esperado. Agora, no entanto, o recurso deverá ser realmente banido dos novos aparelhos, já que as últimas empresas que ainda apostavam na tecnologia, como a LG e Sony, não irão mais fabricar aparelhos em terceira dimensão.

"A capacidade 3D nunca foi universalmente abraçada na indústria para uso doméstico e simplesmente não é um fator na hora de selecionar uma nova TV. Pesquisas mostraram que não é uma das principais considerações de compra e outras informações indicavam que o uso não era grande", explica Tim Alessi, diretor de desenvolvimento de novos produtos da LG em entrevista.

A Sony, ao site CNET, disse praticamente a mesma coisa, porém, com outras palavras. A Samsung já não fabrica mais televisores 3D desde o ano passado.

A não adesão desse tipo de televisor, no Brasil, ao menos, deve-se muito pelos altos preços aplicados. Os consumidores acabavam optando por outros aparelhos na hora da compra.

Os números mostram o motivo do fim da fabricação das TVs com a tecnologia. De acordo com o NPD Group, expert em tecnologia, as vendas das TVs 3D e equipamentos relacionados só registraram queda desde 2012 e representaram apenas 8% do total comercializado em 2016. Entre os Blu-ray com 3D nativo, a presença foi de apenas 11% no ano passado.

"Os consumidores têm outras motivações, como as tecnologias 4K/UHD, HDR e até mesmo o fato das TV serem inteligentes se tornaram chave, juntamente com o tamanho da tela", destaca o Diretor Executivo do NPD Group, Ben Arnold.

Leia: Vale a pena comprar uma TV 4K?

Agora, a indústria deverá focar os seus investimentos em telas curvas, HDR, OLED, pontos quânticos e ainda outras possibilidades.

Para quem possui um modelo de TV com a tecnologia 3D e ainda aprecia a tecnologia, não se desespere, já que Blu-rays em 3D ainda estão sendo lançados.