Para quem não conhece, os mini-PCs são nada mais, nada menos, que uma placa de componentes capazes de fazer as tarefas de um computador normal, a grande diferença está no tamanho. Os microcomponentes são acoplados às placas através de conectores, o que torna o dispositivo um prato cheio para os fissurados em tecnologia e que gostam de inventar coisas.

A ASUS apresentou o Tinker Board, uma placa para concorrer com a Raspberry Pi e Arduino, no entanto, o modelo da fabricante Taiwanesa, apresenta melhor performance que a última versão do seu principal concorrente, conta com mais memória RAM, processador e GPU.

Ele vem equipado com 2GB de memória RAM, LPDDR3 Dual-Channel, processador Rockchip RK2177 de quatro núcleos, com capacidade de 1,8GHz, GPU Mali-T764, que fornece suporte a OpenGL, OpenCL e DirectX 11, característica que torna ela capaz de rodar vídeos em 4K. O Raspberry Pi 3, tem 1 GB de RAM, processador de 1,2GHz e roda vídeos no máximo em FULLHD.

Possui o mesmo tamanho físico que seu concorrente, slot para cartão de memória, conexão Ethernet Gigabit, GPIO 3.0, suporte a transmissão de áudio em 192 KHz/24bits. Wi-Fi 802.11 B/g/n, quatro portas USB 2.0, uma porta HDMI e uma microUSB para alimentação de energia.

O produto se encaixa bem para quem estiver com necessidade de criar coisas novas, automação residencial, ou apenas "brincar de inventar".

Nem tudo são flores, no momento apenas Debian é o sistema operacional que roda no dispositivo, será possível a inclusão de novos sistemas, mas vai depender do suporte e interesse da comunidade. A Tinker Board já está disponível para compra em lojas especializadas no exterior, custando cerca de US$ 60, algo em torno de R$ 200,00 em conversão direta.

Você já usou, fez algum experimento com Raspeberry Pi, Arduino ou algum similar, nos conte o que já inventou.