ASUS lança mini-PC Tinker Board, que roda vídeos em 4K para brigar com Raspberry Pi

A ASUS está abrindo um novo mercado com o Tinker Board na sua cartela de produtos, agora a vez dos mini-PCs, confira.

Por Hardware Pular para comentários

Para quem não conhece, os mini-PCs são nada mais, nada menos, que uma placa de componentes capazes de fazer as tarefas de um computador normal, a grande diferença está no tamanho. Os microcomponentes são acoplados às placas através de conectores, o que torna o dispositivo um prato cheio para os fissurados em tecnologia e que gostam de inventar coisas.

A ASUS apresentou o Tinker Board, uma placa para concorrer com a Raspberry Pi e Arduino, no entanto, o modelo da fabricante Taiwanesa, apresenta melhor performance que a última versão do seu principal concorrente, conta com mais memória RAM, processador e GPU.

Ele vem equipado com 2GB de memória RAM, LPDDR3 Dual-Channel, processador Rockchip RK2177 de quatro núcleos, com capacidade de 1,8GHz, GPU Mali-T764, que fornece suporte a OpenGL, OpenCL e DirectX 11, característica que torna ela capaz de rodar vídeos em 4K. O Raspberry Pi 3, tem 1 GB de RAM, processador de 1,2GHz e roda vídeos no máximo em FULLHD.

ASUS lança mini-PC Tinker Board, que roda vídeos em 4K para brigar com Raspberry Pi

ASUS lança mini-PC Tinker Board, que roda vídeos em 4K para brigar com Raspberry Pi

ASUS lança mini-PC Tinker Board, que roda vídeos em 4K para brigar com Raspberry Pi

Possui o mesmo tamanho físico que seu concorrente, slot para cartão de memória, conexão Ethernet Gigabit, GPIO 3.0, suporte a transmissão de áudio em 192 KHz/24bits. Wi-Fi 802.11 B/g/n, quatro portas USB 2.0, uma porta HDMI e uma microUSB para alimentação de energia.

O produto se encaixa bem para quem estiver com necessidade de criar coisas novas, automação residencial, ou apenas "brincar de inventar".

Nem tudo são flores, no momento apenas Debian é o sistema operacional que roda no dispositivo, será possível a inclusão de novos sistemas, mas vai depender do suporte e interesse da comunidade. A Tinker Board já está disponível para compra em lojas especializadas no exterior, custando cerca de US$ 60, algo em torno de R$ 200,00 em conversão direta.

Você já usou, fez algum experimento com Raspeberry Pi, Arduino ou algum similar, nos conte o que já inventou.

Compartilhe com seus amigos:
Nicolas Muller
Nicolas Muller Fundador do Oficina da Net, trabalha com internet desde 2004. Entusiasta de tecnologia, hoje coordena a redação do site, responsável pela análises de smartphones. Foi programador por 10 anos e agora jornalista por profissão.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @nmuller99 // TWITTER: @nmuller99
Quer conversar com o(a) Nicolas, comente:
Carregar comentários
Quantos celulares a Motorola tem em linha?
5(15,04%)
10(57,96%)
15(11,52%)
20(7,48%)
26(8,00%)