Mais de 260 mil brasileiros caíram em um novo golpe que está circulando no WhatsApp, somente na primeira semana de 2017. Conforme a fabricante de antivírus PSafe, o ataque ocorre apenas em telefones com Android e oferece uma suposta nova função que permite ao mensageiro revelar quais pessoas adicionaram o número do usuário na agenda de contatos.



Contudo, em troca ele exige que o dono do número do celular compartilhe a novidade com outras pessoas usando o app e baixe outros aplicativos. É desta forma que o golpe se espalha. As próprias vítimas disseminam o vírus, já que para ter acesso a falsa novidade é preciso que a pessoa compartilhe o link com pelo menos 10 amigos ou cinco grupos diferentes. Ao fazer isso, o objetivo final não é atingido. Ao invés disso a vítima é levada a uma página com as informações de como liberar a função, que inclui o download de outros aplicativos.

Os programas baixados pelo golpe não são necessariamente maliciosos. Contudo, este passo é obrigatório para "conseguir a nova função" para que os criminosos ganhem dinheiro com anúncios cada vez que um software é baixado usando este método.

Veja também:

Para evitar cair neste tipo de golpe é importante que o usuário tenha um bom antivírus instalado e atualizado em seu telefone, o que evita o download de apks e outros não autorizados. Além disso, não clicar neste tipo de link, já que esta é a forma mais comum de disseminar este tipo de vírus. Vale ressaltar que quando o WhatsApp libera um novo recurso, para usufruir do mesmo não é necessário compartilhar nenhum link com os demais usuários. Desconfie sempre que esta atividade for solicitada.