Usa bastante o WhtasApp e tem um celular antigo? Você pode perder o aplicativo em breve. Diferente do anunciando anteriormente, onde o WhatsApp informou que deixaria de dar suporte a celulares antigos até o final de 2016, decidiram manter por mais algum tempo. Agora a ideia deles é ir aos poucos terminando o suporte a alguns aparelhos, durante as próximas semanas.

Segundo a equipe de desenvolvedores do WhtasApp e também o Facebook, a decisão ocorre devido a empresa entender que é necessário mudar seu foco para sistemas operacionais mais usados atualmente, que suportam atualizações e implementações de novidades no app. Sem falar nos riscos de segurança que smartphones com sistema operacional defasado possuem.

Atualmente, o WhatsApp é utilizado por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo. No Brasil ele é bem disseminado, diferente dos Estados Unidos que usam muito mais o Messenger do iOS e também do Facebook. Aprenda a instalar o WhatsApp no PC?

Já no início de 2017, telefones com Android 2.1, Android 2.2, iPhone 3GS com iOS 6 e Windows Phone 7 deixaram de receber suporte do aparelho. Os sistemas operacionais BlackBerry, BlackBerry 10, Nokia S40 e Nokia Symbian S60 só vão continuar sendo compatíveis com o aplicativo até o dia 30 de junho de 2017.

Quando usuários com sistema defasado tentarem fazer um novo download, para uma das versões dos sistemas operacionais móveis não mais suportados, a página do WhatsApp na web apresentará o seguinte recado: "Lamentamos, mas o seu dispositivo não é suportado no momento", informa a página, que impede o download.

O que o fim do suporte implica?

Não ter mais suporte significa que atualizações, novos recursos e funcionalidades deixarão de estarem presentes no app atual. Não será mais possível baixar versões novas do aplicativo. Até então, o WhatsApp não informou se os usuários poderão continuar utilizando o app sem suporte ou se ele será bloqueado de uso.

O que fazer se preciso do mensageiro?

A alternativa é trocar de telefone. Comprar um novo, que pelo menos esteja com o sistema operacional atualizado, ou no máximo uma versão abaixo da atual. Recomendamos no mínimo: Android 6, iOS 9, Windows Phone 10. Veja também: 10 aplicativos para substituir o WhatsApp.