No início da semana, o Instagram ganhou uma atualização que permite um maior controle por parte dos usuários. O update irá chegar gradualmente a todos ao longo das semanas. Assim, será possível curtir comentários ou mesmo desativá-los em posts individuais. Além disso, o usuário poderá remover seguidores sem a necessidade de bloqueá-los.

Ao longo do ano, o Instagram recebeu várias novidades com o objetivo de melhorar as formas de interação no feed. Há pouco, a plataforma ganhou ferramentas de prevenção ao suicídio e moderação automática de comentários.

De acordo com Kevin Systrom, CEO do Instagram, os comentários na rede social são responsáveis por grande parte da interação que ocorre na plataforma. Infelizmente, nem todos eles contam com palavras agradáveis e educadas. Por isso, nas próximas semanas haverá um modo de desativar completamente os comentários em cada uma das fotos. Por enquanto, não é possível fazer em toda a conta.

O usuário, antes de fazer um post, precisa acessar as "Configurações Avançadas" e tocar em "Desativar comentários". O processo pode ser revertido. A novidade já havia sido ativada para algumas contas, porém, agora será disponibilizada para todos os usuários.

Agora, os comentários também poderão ser curtidos, para isso, basta tocar no ícone de coração localizado ao lado da mensagem. Conforme Systrom, com isso será possível mostrar apoio e ainda incentivar ações positivas na seção de comentários. Ainda não se sabe se os comentários mais curtidos terão algum destaque.

Mais uma boa novidade para quem prefere deixar a sua conta privada e aprovar cada seguidor. Através da atualização será possível remover algum seguidor sem a necessidade de ter que bloqueá-lo.

Para isso, é preciso apenas acessar a lista de seguidores e configurar no menu de três pontos, ao lado do nome da cada pessoa, se ela pode ou não seguir o seu perfil, sem a necessidade de um bloqueio.

Um assunto um tanto quanto delicado também é alvo da rede social, a automutilação. A prática tem aumentado muito no Instagram. Na maioria dos casos, jovens expõem fotos no local. Com isso, caso um usuário se depare com uma situação dessas, poderá fazer uma denúncia anônima. A rede social promete encaminhar o usuário para uma organização de ajuda.