A fabricante dos iPhones e iPads da Apple, a Foxconn, irá vender neste ano cerca de 60 mil robôs humanoides Pepper, revelou nesta quinta-feira (1°) o jornal econômico de Taiwan "Gongshang Shibao".


Robô Pepper é capaz de reconhecer gestos e rostos das pessoas ao seu redor.

Os robôs Pepper foram desenvolvidos pela japonesa SoftBank Robotics Holdings (SBRH), que é controlada pela Foxconn e Alibaba. Cada uma delas detém de 20% das ações.

A Foxconn desenvolve os robôs na sua fábrica na província de Shandong, no leste da China. Com a venda dos 60 mil robôs, a companhia irá arrecadar US$ 500 milhões, disseram fontes ouvidas pelo Gongshang Shibao.

A empresa é responsável pela robotização de uma parte importante de sua produção. A empresa tem interesse em robôs para serem usados no meio doméstico e também como lúdico, como os modelos Pepper e Ibotn.

Os Ibotn foram desenvolvidos pela taiuanesa ShouDe International Electronics e começarão ser produzidos em 2017, disseram ainda as fontes.

O Pepper foi lançado no Japão em 2015 e teve todas as suas unidades comercializadas em apenas um minuto. O motor emocional do robozinho é o seu grande destaque, já que lhe permite estudar gestos e também o rosto da pessoa com quem interage, bem como estar conectado à nuvem.

O robô Pepper possui aspecto de um típico robô humanoide, como movimento sobre três rodas onidirecionais, com peso de aproximadamente 28 quilos e altura de 1,2 metro.