A fabricante de carros Toyota pretende adquirir duas empresas de robótica do Google, informou uma reportagem publicada no jornal  japonês Nikkei, nesta semana. De acordo com a publicação, as duas companhias já entraram na fase de discussão dos negócios, que envolve a compra da Boston Dynamics, desenvolvedora de robôs com duas ou quatro pernas para uso militar, e ainda a Schaft, responsável pelo desenvolvimento de humanoides.

Após a compra ser realmente finalizada, as empresas de robótica seriam integradas ao novo Toyota Research Institute, unidade de pesquisa e desenvolvimento da Toyota, que está instalada no vale do Silício, Califórnia.


Desde a saída de Andy Rubin, setor de robótica do Google não teve evolução. Companhia pode vender suas empresas para a Toyota, que já está no ramo há mais de dez                      anos.                                

A Boston Dynamics e a Schaft pertence ao Google há alguns anos, porém, desde 2014, com a saída de Andy Rubin, que chefia o setor de robótica da gigante, a iniciativa a não foi levada a diante.

A Toyota está no campo na robótica há mais de dez anos e com a aquisição das empresas do Google teria mais acesso a tecnologias de ponta no desenvolvimento de robôs, especialmente os humanoides.

A Toyota não comentou o assunto, apenas disse que o braço de pesquisa e desenvolvimento do grupo, Toyota Research Institute, "regularmente discute possíveis colaborações com parceiros externos".