O Facebook, através do seu programa Free Basics, ainda tem como meta levar internet para locais remotos. Inicialmente, o programa teve um lançamento um tanto quando conturbado. Na semana passada, o drone da empresa acabou sofrendo um acidente durante um teste, já o satélite explodiu juntamente com o foguete da SpaceX e para completar, o projeto acabou sendo impedido na Índia.


Facebook tentará ainda levar internet para locais remotos, mesmo enfrentando problemas.

Sem desistir do seu objetivo, agora, o Facebook está investindo em uma abordagem diferente para poder entrar na Índia: Com colaboração do Express WiFi, a empresa de Mark Zuckerberg está trabalhando com operadoras, provedores de serviços de internet e ainda empresários locais para ajudar a expandir a conectividade para as regiões carentes da Índia.


Mesmo com o grande avanço tecnológico, vários locais do planeta ainda não contam com acesso à internet. Empresas de tecnologia estão empenhadas a levar o recurso para tais regiões.

Vale notar que o Express WiFi, ao contrário do Free Basics, não é gratuito, sendo que o usuário precisa comprar um pacote de dados para acessar ao Wi-Fi.

Alguns críticos alegam que oferecer internet gratuita fará com que o Facebook possa controlar o uso da rede e ainda o que é acessado pelos usuários. Porém, o pagamento da internet garante, além de evitar tal controle, um modelo sustentável para expandir o programa para outros locais.