Donald Trump, desde que iniciou a sua campanha para a presidência dos Estados Unidos, vem comentando sobre a repatriação de linhas de produção de empresas americanas que montam seus produtos no exterior. A Apple foi um dos exemplos citados por ele. Agora, após vencer a disputa, o mercado ficou amedrontado com a possibilidade de encarecer os produtos da Maçã com as medidas propostas pelo republicano.

Na quarta-feira (23), Trump concedeu uma entrevista ao New York Times, e na ocasião revelou como pretende convencer os empresários a colaborar com as suas intenções. Conforme ele, a ideia principal é trabalhar em regulamentações mais flexíveis e ainda implantar políticas generosas de descontos nos impostos do empresariado.

"Eu recebi uma ligação de Tim Cook, da Apple, e eu disse: ‘Tim, você sabe que uma coisa que será uma verdadeira realização para mim será quando eu fizer a Apple construir uma grande planta nos Estados Unidos, ou muitas plantas nos EUA, em vez de ir para a China, e para o Vietnã, e aos lugares que você vai, você estar fazendo seu produto aqui’", disse Trump. A CEO da Apple, por sua vez, disse: "Eu entendo isso".

"Então eu disse", continuou ele: "Eu acho que vamos criar os incentivos para você, e eu acho que você vai fazer isso. Vamos [na direção] de grandes cortes de taxas corporativas, temos que nos livrar das regulamentações, regulamentações estão tornando isso impossível."

"Atualmente nós nem fazemos os robôs. Não fazemos nada. Mas nós vamos, (…) robótica está se tornando uma coisa grande e nós vamos fazer isso. Teremos mais fábricas, não podemos perder 70 mil fábricas. Simplesmente não podemos. Vamos começar a fazer as coisas."