Até o final deste ano, quase 50% da população mundial estará conectada na internet, disse uma agência da Organização das Nações Unidas. Os números ainda continuarão concentrados no mundo desenvolvido, já que as redes móveis estão crescendo e o os valores de acesso em queda.

Nos países desenvolvidos, cerca de 80% da população utiliza a internet. Porém, o índice cai para 40% nas nações em desenvolvimento e menos de 15% em países menos desenvolvidos, revelou ainda um relatório da União Internacional de Telecomunicações da ONU (ITU, na sigla em inglês).

Em vários Estados mais pobres da África, apenas uma pessoa a cada 10 está online. Conforme a ITU, a população é desconectada, sendo na maioria, feminina, idosa, com menos escolaridade, pobre e ainda vive na área rural.

No mundo, 47% da população já navega na web. Para 2020, a meta da ONU é atingir 60%. Atualmente, cerca de 3,9 bilhões de pessoas, mais da metade do mundo, não está conectada. A ITU acredita que 3,5 bilhões de pessoas terão acesso até o final do ano.

"Em 2016, as pessoas não irão mais ficar online, elas estão online. A disseminação das redes 3G e 4G pelo mundo levou a internet a cada vez mais pessoas", aponta o relatório.

"Os níveis de penetração da internet nos LDCs hoje em dia chegaram ao nível visto nos países desenvolvidos em 1998, o que leva a crer que os LDCs estão quase 20 anos atrás dos países desenvolvidos", informa o relatório.

O consumo de smartphones mais acessíveis estão estimulando os consumidores a navegarem cada vez mais pela internet, e ainda contratando serviços de dados mais robustos. No entanto, o mesmo não ocorre em países menos desenvolvidos, que ainda aparecem bem atrás do restante das nações.