Como bem sabemos, as redes sociais costumam estar repletas de notícias falsas, algumas delas, inclusive, servem de chamarisco para a disseminação de malwares. Para amenizar a situação, Mark Zuckerberg, anunciou medidas para acabar com a circulação de notícias falsas no Facebook.

Vale notar que, recentemente, o Facebook foi alvo de polêmica após as eleições de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, quando vários veículos de comunicação disseram que noticias falsas sobre os candidatos podem ter influenciado na escolha dos eleitores.

De acordo com os críticos, o Facebook não toma medidas necessárias para impedir que grupos políticos espalhem notícias não verdadeiras na rede.

De acordo com Mark Zuckerberg, em uma publicação no último sábado, a empresa "trabalha com esse problema há muito tempo e leva essa responsabilidade a sério".

Mesmo assim, o CEO do Facebook admitiu que o tema é "complexo, tecnicamente e filosoficamente", já que a rede social não pretende desestimular o compartilhamento de opiniões ou ainda torna-se "árbitro da verdade".

"Acreditamos em dar voz às pessoas, o que significa pecar no sentido de deixar as pessoas compartilharem o que elas quiserem sempre que for possível. Precisamos ser cuidadosos para não desencorajar o compartilhamento de opiniões ou restringir erroneamente o que for conteúdo preciso", disse o CEO do Facebook.

De acordo com Zuckerberg, o Facebook adotou sete mediadas para combater as noticias falsas:

1.Desenvolvimento de sistemas técnicos mais eficientes, com a finalidade de detectar o que as pessoas irão denunciar como falso antes mesmo que elas façam isso;

2.Tornar o processo de denúncia mais fácil;

3.Fechar parcerias com organizações que chequem notícias falsas;

4.Marcar os links que foram denunciados como notícia falsa e exibir anúncios para as pessoas quando elas lerem ou compartilharem;

5.Aumentar a exigência de qualidade para os links que aparecem como "relacionados" na linha do tempo;

6.Dificultar o lucro entre os sites que exibem notícias falsas;

7.Trabalhar com jornalistas para aprender meios de checagem de notícias que não sejam verdadeiras;

"Algumas dessas ideias irão funcionar e outras não, mas quero que vocês saibam que sempre levamos isso a sério, entendemos a importância deste assunto para nossa comunidade e estamos determinados a resolver isso", disse Zuckerberg.