O Facebook anunciou a compra da empresa de reconhecimento facial FacioMetrics, que possui a tecnologia de criação de efeitos em fotos e vídeos.

"A maneira como as pessoas compartilham e se comunicam está mudando e coisas como máscaras e outros efeitos permitem às pessoas expressar a si mesmas de formas divertidas e criativas", escreveu um porta-voz do Facebook.


Através da tecnologia da empresa será possível concorrer com os famosos filtros do Snapchat.

"Estamos emocionados ao dar as boas-vindas à equipe da FacioMetrics, que ajudará a dar efeitos alegres a fotos e vídeos e a construir experiências de trocas mais atrativas no Facebook", disse ainda.

A rede social de Mark Zuckerberg não comentou os valores da negociação. A FacioMetrics foi criada na Universidade Carnegie Mellon, na Pensilvânia, em 2015. A empresa é especializada em usar inteligência artificial para analisar imagens faciais em aplicativos que funcionam em smartphones.

A tecnologia possui potencial para vários aplicativos, com de animação reações de medição da audiência e realidades virtuais ou ampliadas, disse o fundador e CEO da FacioMetrics, Fernando De La Torre, através de comunicado.

"Começamos a FacioMetrics para responder ao crescente interesse e demanda pela análise de imagens faciais com todos os tipos de aplicações, incluindo realidade aumentada / virtual, animação, medição da reação do público e outros", escreve Fernando De La Torre. "Agora, estamos dando um grande passo adiante unindo-nos à equipe do Facebook, onde poderemos avançar nosso trabalho em uma escala incrível, alcançando pessoas de todo o mundo".