A Apple, ao que tudo indica, poderá no futuro lançar um celular flexível. Novos vazamentos de imagens sugerem que a companhia pode estar investindo na novidade. Porém, a ideia não é recente, desde 2014, ao menos, a Maçã já tem intenções de fabricar um smartphone dobrável.


Novo registro de patente sugere que Apple pode estar desenvolvendo um smartphone dobrável. Será que a ideia vai mesmo sair do papel? Registro de patente não garante isso.

Agora, um registro de patente nos Estados Unidos apresenta esquemas de desenhos de um suposto aparelho dobrável. O diferencial no registro de patente é mesmo o material usado para obter a elasticidade: nanotubos de carbono.

No documento ainda há uma breve explicação sobre a escolha do material. "Condutores em nanotubos de carbono apresentam boa flexibilidade e resistência a rachaduras. As estruturas podem ser incorporadas em condutores de sinal, tais como cabos flexíveis de circuitos impressos, placas de circuitos rígidos ou circuitos com saída flexível". 

Outra questão que também chama a atenção no documento é o uso explícito do nome iPhone. No geral, as empresas costumam usar nomenclaturas genéricas, como "gadgets" ou mesmo "dispositivo eletrônico". Há ainda menção de outros materiais que a empresa poderia usar nos próximos aparelhos, como cerâmica, alumínio, fibra, plástico e vidro.

Conforme já mencionamos diversas vezes, mesmo que o registro de patente seja um documento oficial, pode ser que a ideia nunca saia do papel. O registro existe para garantir que nenhuma outra empresa use a ideia especifica citada no documento.