Aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 27 de outubro, evento da Apple voltado a apresentar novidades da empresa, principalmente na linha de Macs. A equipe do Oficina da Net acompanhou o evento e, se você não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo, pode ver como foi neste link aqui. Diversas novidades foram apresentadas pela empresa. Confira abaixo o que foi anunciado pela Maçã.

Apple TV

A geração mais recente da Apple TV foi aprimorada com a possibilidade de rodar jogos. Inclusive o Minecraft, jogo da Microsoft, será um dos games disponíveis na plataforma. Além disso, a Maçã também anunciou que mais de 8 mil aplicativos já estão disponíveis para a tvOS.

O Twitter também ficou mais integrado ao set-top-box da Apple. Agora é possível, enquanto você assiste um jogo ao vivo pela TV, com apenas um deslizar de dedos, acompanhar o que os seus amigos estão dizendo no microblog. Tudo em tempo real.

Outra novidade é a chegada do aplicativo TV, que deve chegar a Apple TV no final do ano. Ele permite a centralização de todos os seus filmes e séries preferidos em um único local. O app funcionará como o guia de programação da sua TV por assinatura. Contudo, também incluirá os conteúdos do iTunes. O benefício é não precisar fazer login em vários serviços. Estará disponível para tvOS, iOS e macOS.

MacBook Pro

Um dos momentos mais esperados do evento, o lançamento de novos macs, começou com o anúncio de um novo MacBook Pro. Como já era esperado, o notebook da linha profissional da Maçã terá uma pequena tela OLED sobre o teclado, denominada de Touch Bar.

Durante a apresentação, a empresa mostrou a evolução dos notebooks da marca desde o seu primeiro computador até chegar ao novo Pro. Isto para enfatizar que o MacBook Pro é o mais fino já criado até o momento. Tanto a versão de 13’’ quanto a de 15’’ estão mais finas e leves. O modelo de 13 polegadas terá 14,9mm e 1,3 kg. Já o de 15’’ terá 15,5mm e pesará 1,8kg. Na versão anterior, ambos tinham 18mm.

A barra sensível ao toque, novidade no teclado, se integra a diversos aplicativos. Ela é capaz de mostrar a barra de endereços e os controles de navegação do Safari, além dos botões para silenciar o notebook, chamar a Siri e controlar o brilho da tela. O botão Esc foi desativado. Agora ele será exibido na Touch Bar.

Localizado na extremidade direita da Touch Bar, está o leitor de impressão digital Touch ID. Com ele é possível controlar a reprodução de um vídeo, utilizar o corretor ortográfico ou conformar transações feitas pelo Apple Pay.

No lugar dos botões fixos de F1 a F12, estão os botões personalizáveis. Eles permitem alterar a iluminação do teclado, acionar o Mission Control ou mudar o brilho da tela, sem precisar depender dos cantos de acesso rápido.

Referente ao hardware, o MackBook Pro de 15 polegadas virá equipado com processador quad-core Core i7e GPU AMD Radeson Pro. A capacidade de memória é de até 4GB. O notebook profissional traz um armazenamento maior e mais rápido, com SSD de até 2TB e taxas de trasnferência de 3,1 BB/s. Já o computador de 13 polegas ainda apresenta um hardware mais modesto, equipado com processadores dual-core COre i5 ou I7 e GPU Intel Iris. A Apple promote duração da bateria de ambos notebooks de até 10 horas.

Como já era esperado, as portas USB tradicionais foram substituídas. O MacBook Pro possui conector de fones de ouvido de 3,5mm e quatro portas Thunderbolt 3, duas de cada lado. Elas servirão para recarregar a bateria, transmitir vídeo por DisplayPort ou HDMI, além de transferir dados no padrão USB 3.1. O leitor de cartões de memória foi deixado de lado.

MacBook Air

Após passar por uma espécie de "upgrade" ele agora se chmará MacBook Pro. Isto porque está mais fino e tão leve quanto a versão anterior. O notebook de entrada manterá as teclas físicas de função, porém, no lugar das entradas USB, terá duas portas Thunderbolt. O modelo virá equipado com processador dual-core Core i5 de 2,0GHz e armazenamento de 256 GB.

Os antigos tamanhos de 12'' e de 11'' foram deixados de lado. O MacBook Pro de entrada terá tamanhos de 13 e 15 polegadas. O MacBook Pro de 13 polegadas com Touch Bar custará a partir de UU$ 1.799 e virá equipado com processador dual-core Core i5, de 2,9 GHz, GPU Intel Iris Graphics 550, 8GB de RAM e 256 GB de armazenamento. Já o modelo de 15'' deve sair por, no mínimo, UU$ 2.399. Seu processador é quad-core Core i7 de 2,6GHz, 16GB de memória RAM, 256 GB de armazenamento e GPU AMD Radeon Pro 450.

Os notebook devem começar a ser comercializados nas próximas duas ou três semanas, nos Estados Unidos, conforme a Apple.

E os Preços?

Veja você mesmo os preços já disponíveis na loja oficial da Apple.