Na quarta-feira (12), durante o Steam Devs Day, a Valve revelou que irá trazer em breve ao Steam o suporte nativo ao controle Dual Shock 4, do PlayStation 4.


De acordo com o engenheiro da Valve, o serviço de distribuição digital da empresa receberá uma atualização que fará com que o DualShock 4 passe a ter suporte oficial.

A companhia deverá aproveitar a mesma API que fornece a base ao Steam Controller e irá oferecer a compatibilidade com o produto que milhões de jogadores no mundo já possuem.


Essa é uma excelente alternativa para quem precisa recorrer a programas de terceiros, como o Joy2Key ou o DS4Windows, para poder usar o DualShock 4 no computador.

"Acredite ou não, quando você usa o controle do PS4 através da API do Steam, é exatamente igual ao Steam Controller", afirmou Jeff Bellinghausen. "Você faz exatamente as mesmas chamadas de API, você só obtém ações, não entradas, e a API do Steam toma conta de todo o resto".

Assim, através do suporte, os jogadores do Steam que já utilizam o Dual Shock 4 não precisarão mais recorrer a soluções como o Joy2Key para usar o dispositivo, um problema que não afeta quem utiliza o controle do Xbox 360 ou do Xbox One.

De acordo ainda com Bellinghausen, essa é primeira etapa para um processo contínuo que deverá trazer suporte para outros controles no futuro.