O dia mais esperado pelos Sonystas enfim chegou, nesta quarta-feira dia 20, a Sony organizou um Evento que chamaram de PlayStation Meeting, que tinha o objetivo de anunciar o novo console da empresa, o PlayStation 4, um console que segundo a mesma esta vindo com mais velocidade e melhor suporte a qualidade gráfica.

Porém, os Sonystas se decepcionaram, pois não puderam ver o novo console, o que foi recompensado com teasers, trailers de jogos que serão os primeiros da plataforma e o anuncio do tão falado DualShock 4, que será o novo controle do PlayStation 4.

O DualShock 4 será o controle principal da PlayStation 4, sendo semelhante ao DualShock 3 do Playstation 3, porém, mais "gordinho" e mais bem desenhado para que a mão do jogador fique mais confortável ao pegar o controle, a conexão com a plataforma é via Bluetooth 2.1 + EDR o que torna impossível jogar com um DualShock 3 no PlayStation 4.

O novo DualShock segue o mesmo padrão dos modelos anteriores, trazendo os quatro botões já tradicionais do PlayStation: X, triângulo, quadrado e círculo. O direcional digital continua com o mesmo formato e os dois direcionais analógicos receberam uma nova cobertura côncava semelhante ao controle do Xbox360, o que deve garantir mais firmeza na hora dos movimentos.

O controle está equipado com vários recursos novos, incluindo os novos botões na parte da frente do controle, o "options" e o "share". O options ira substituir os botões start e select dos antigos controles. O botão share permite que você compartilhe nas suas redes sociais suas conquistas, vídeos, imagens e até mesmo fazer um streaming de uma gameplay ao vivo.

O DualShock 4 ainda vai continuar com o botão "PlayStation" provavelmente para se acessar a Home do console, também virá com um alto-falante embutido e uma entrada para headsets, permitindo que os jogadores possam desfrutar de efeitos sonoros de alta fidelidade dos games e também bater papo com os amigos que também estão jogando online.

A maior novidade do DualShock 4 certamente é o touchpad encontrado na parte superior do dispositivo. O mecanismo utiliza a tecnologia capacitiva para a detecção dos movimentos de entrada e vai permitir aos jogadores comandos personalizados e uma maior liberdade dentro dos games.

Outra interessante novidade implementada pela Sony no controle é a barra luminosa encontrada na parte superior. Os três LEDs coloridos acendem em várias cores e podem mostrar a cor do seu personagem dentro de algum jogo; um modo fácil de identificar cada um dos jogadores que estiverem lado a lado. Essa barra luminosa também pode mudar durante as partidas, representando o life do personagem, por exemplo. Os botões L1 e R1 continuam existindo e os gatilhos L2 e R2 tiveram o visual mudado para acompanhar o novo formato do controle.

O controle irá ter uma melhor detecção de movimentos para o PlayStation Eye que será o novo Playstation move. Contêm vibração melhorada para melhorar a sensação de se estar no game, Inclui uma bateria de lítio-ion recarregável mas não-removível. O projeto experimental pesa 210g e tem um suporte de plástico e borracha para aumentar a aderência ao segurar o controle. 

A nova PlayStation Eye é uma barra com duas câmeras incorporadas que deverá ficar próxima ao televisor. As duas câmeras possuem alta sensibilidade e podem detectar as barras luminosas de cada um dos controles ligados. Assim, ela pode identificar cada um dos jogadores e proporcionar novos modos de jogo através da detecção dos movimentos. O acessório também é inteiramente compatível com os controles de movimento PlayStation Move do PlayStation 3, oferecendo uma precisão muito maior na hora dos jogos.