O Facebook lançou a sua plataforma social voltada para empresas, nesta segunda-feira (10). O serviço estava funcionando apenas em versão de teste e já conta com mil clientes corporativos.

O Workplace by Facebook é uma espécie de versão profissional da rede social desenvolvida por Mark Zuckerberg, que tem como objetivo fazer com que todos os funcionários da empresa ou organização consigam ficar em contato.

A plataforma "tem a ambição de mudar a forma de trabalhar das empresas, de dar voz a todos, de oferecer aos funcionários, inclusive os que até então não tinham um e-mail corporativo, as mesmas ferramentas de comunicação que usam em sua vida privada", explicou à Agência Efe o diretor do projeto, Julien Codorniou.

Mesmo com funcionamento bastante similar, a novidade é totalmente independente do Facebook. Ela também conta com mural, chat, transmissões ao vivo, grupos, traduções automáticas e ainda ligações de voz e vídeo por IP. A plataforma pode ser usada através dos sistemas operacionais iOS, Android ou mesmo através de navegador.

O serviço, conforme Codorniou é de fácil utilização e facilita muito a comunicação interna. O Facebook pretende "conectar através do celular todos os empregados de uma empresa" independente do cargo ocupado.

Quanto ao valor do serviço, ele será definido levando em consideração o número de funcionários das organizações, sendo US$ 3 por usuário ativo ao mês para empresas de até mil empregados, US$ 2 para empresas de 1001 a 10 mil funcionários, e US$ 1 por usuários para empresas com mais de mil profissionais.

Já as organizações sem fins lucrativos e instituições educativas poderão ter acesso ao Workplace de forma gratuita.

Até então, cerca de mil organizações já usam o Workplace, incluindo a Danone, Starbucks (nos Estados Unidos), Oxfam e Save the Children.