Um tribunal de apelação dos Estados Unidos restabeleceu que a Samsung deverá pagar o valor de 119,6 milhões para a Apple após a longa disputa por patentes de smartphones.


Briga sem fim!

Na sexta-feira (7), o Tribunal de Apelações dos Estados Unidos para o Circuito Federal determinou que dois designs de patentes de smartphones da Apple, sendo um relacionado a um recurso de deslizar para destravar, são válidos e assim, a Samsung violou uma terceira patente que está ligada a ajudar os usuários a encontrarem os números telefônicos nos seus aparelhos.

Há cinco anos, a Apple entrou com o primeiro de vários processos contra a Samsung, alegando violação de vários designs de patentes do iPhone.

Juízes do tribunal de apelações, em fevereiro deste ano, decidiram contra a Apple, dizendo que a patente de deslizar para destravar e outra de corretor automático de texto não eram válidos. Porém, o mesmo grupo de juízes decidiu que uma terceira patente, que está ligada a um padrão de análise de números telefônicos, não havia sido violada.

Porém, um novo painel de juízes acabou derrubando a decisão. Assim, no caso da patente de deslizar para destravar, a Samsung "falou em estabelecer de maneira clara e convincente" de que a acusação da Apple estava ligada a uma invenção óbvia e que não poderia ser qualificada como uma patente, disse a juíza Kimberly Moore.

Os processos entre as duas companhias é longo. E, 2012, um tribunal estipulou que a Samsung pagasse mais de 1 bilhão de dólares para a Apple em danos por violação de patentes. O valor, no entanto, acabou diminuindo com o tempo. Em dezembro do ano passado a Samsung concordou em pagar para a Apple 548 milhões de dólares.