Entra ano, sai ano e os caras ainda acham que podem bloquear alguma coisa na internet. Mal sabem eles que, antes da nova medida autoritária de bloqueio ao Facebook, já temos aqui o passo a passo para evitar o bloqueio da forma mais fácil possível.

Vamos fazer isso através de uma conexão VPN, o mesmo truque utilizado no tutorial de desbloqueio do WhatsApp. Sugiro, inclusive, que já favorite esse post de como burlar o bloqueio do Whats, afinal, nuca se sabe o dia de amanhã.

No processo para desbloqueio do Facebook vamos utilizar a extensão "Hola", que já marcou presença aqui no Oficina na nossa lista de apps mais úteis para Chrome (aliás, se você ainda não conferiu este post, clique no botão ao lado e descubra muitas outras extensões tão úteis quanto). Além de estar disponível para o navegador do Google nesse link, ele está disponível para Mozilla Firefox aqui.

Após instalar a aplicação, faremos o Facebook voltar a funcionar da seguinte forma:

1 - Acesse o Facebook e confirme que ele está boqueado. Fique triste, mas não se desespere

2 - Veja que ali nos botões das extensões (perto do botão de fechar o navegador) vai haver um novo ícone com um fogo. Esse é o seu novo melhor amigo, o Hola. Ele está desligado.

3 - Clique no imenso botão vermelho para ligá-lo e depois escolha um país na lista. Eu escolhi os EUA no exemplo abaixo (veja a bandeirinha do país onde antes era o ícone da extensão):

4 - Seja feliz. Seu Facebook já estará bombando novamente.

P.S. Veja que posso até fazer o ícone das notificações mudar. Mudei para um país do Oriente Médio e o ícone do Facebook acompanhou. Funciona mesmo (y).

É seguro se conectar através de VPN?

Bom, seguro seguro, 100% nem mesmo a conexão criptografada e como firewall + antivírus é, mas não dá para negar que em uma Virtual Private Network a coisa fica ainda mais arriscada. Isso pois o que o programa faz é criar um "túnel" entre seu celular e uma rede pública, não passando pelas redes bloqueadas da sua operadora.

Funciona assim: Quando você acessa pelas redes normais a sua conexão passa por protocolos de segurança que autenticam a conexão proporcionados pelo ISP (Internet Service provider). Esse servidor "seguro" barra os possíveis invasores, as tentativas de ataques, os sites ou conexões sem certificados válidos, etc. e quando você acessa direto pelo túnel não tem a garantia dessa proteção extra. É como se você saísse no meio do tiroteio sem colete à prova de balas quando usa a VPN e sair no tiroteio com colete à prova de balas numa conexão "segura" e convencional, pois os tiros vão sempre existir e ser atingido é questão de tempo.

Bom, e no meio desse tiroteio pode haver algum espião pronto para tentar roubar seus dados. O Hola só vai ativar a VPN para os sites que você pedir, ou seja, apenas Faceboo, e o recomendado é não ativá-lo, por exemplo, para o site do seu banco.

Assim, após passar o período de bloqueio é só desinstalar o aplicativo ou inativar o mesmo para voltar às configurações convencionais e "seguras".