Nesta segunda-feira (3), a Toyota apresentou um robô do tamanho de uma caneca que pode conversar e ainda fazer companhia para os humanos.


Robozinho será bastante últil para fazer companhia para pessoas sozinhas.

"Queremos tratar do crescente problema social das pessoas que não têm ninguém com quem conversar", disse Moritaka Yoshida, um alto funcionário administrativo da Toyota.

O robozinho, de apenas 10 centímetros de altura, começará ser comercializado no Japão no próximo ano por 39.800 ienes (cerca de 400 dólares), disse a empresa no IT & Electronics Comprehensive Exhibition (Ceatec), o salão de eletrônica mais importante da Ásia, que está sendo realizado nesta semana em Tóquio.

De acordo com a Toyota, o robô pode manter conversas simples e ainda reagir às emoções. O Kirobo Mini é uma versão menor do Kirobo, o robô de olhos grandes e do tamanho de um cachorro de pequeno porte. Ele se tornou o primeiro astronauta do mundo em 2013, quando viajou para a Estação Espacial Internacional (ISS) para conversar com o comandante japonês Koichi Wakata.

As duas versões do Kirobo fazem parte de um projeto de longo prazo da Toyota que tem como meta desenvolver habilidades de conversação de robôs e analisar como eles podem fazer companhia para os humanos.

Vale mencionar que no Japão, a população está cada vez mais idosa, sendo que em 2060 a expectativa é que 40% da população tenha mais de 65 anos, com baixa taxa de natalidade.

Para completar o país enfrenta fenômenos de isolamento social, sendo que adolescentes e adultos se negam a sair de casa e optando cada vez mais por ficarem em casa em seus videogames.