Toyota lança robô falante pra acompanhar humanos

O robozinho, de apenas 10 centímetros de altura, começará ser comercializado no Japão no próximo ano por 39.800 ienes.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Nesta segunda-feira (3), a Toyota apresentou um robô do tamanho de uma caneca que pode conversar e ainda fazer companhia para os humanos.

Toyota lança robô falante pra acompanhar humanos
Robozinho será bastante últil para fazer companhia para pessoas sozinhas.

Leia também:

"Queremos tratar do crescente problema social das pessoas que não têm ninguém com quem conversar", disse Moritaka Yoshida, um alto funcionário administrativo da Toyota.

O robozinho, de apenas 10 centímetros de altura, começará ser comercializado no Japão no próximo ano por 39.800 ienes (cerca de 400 dólares), disse a empresa no IT & Electronics Comprehensive Exhibition (Ceatec), o salão de eletrônica mais importante da Ásia, que está sendo realizado nesta semana em Tóquio.

Toyota lança robô falante pra acompanhar humanos

De acordo com a Toyota, o robô pode manter conversas simples e ainda reagir às emoções. O Kirobo Mini é uma versão menor do Kirobo, o robô de olhos grandes e do tamanho de um cachorro de pequeno porte. Ele se tornou o primeiro astronauta do mundo em 2013, quando viajou para a Estação Espacial Internacional (ISS) para conversar com o comandante japonês Koichi Wakata.

As duas versões do Kirobo fazem parte de um projeto de longo prazo da Toyota que tem como meta desenvolver habilidades de conversação de robôs e analisar como eles podem fazer companhia para os humanos.

Vale mencionar que no Japão, a população está cada vez mais idosa, sendo que em 2060 a expectativa é que 40% da população tenha mais de 65 anos, com baixa taxa de natalidade.

Para completar o país enfrenta fenômenos de isolamento social, sendo que adolescentes e adultos se negam a sair de casa e optando cada vez mais por ficarem em casa em seus videogames.

Mais sobre: robo tecnologia japao
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo