Cada vez mais os robôs estão entrando em cena para interagir com os humanos. Um robozinho bastante especial é o Cozmo, que foi inspirado em personagens famosos de filmes, como o Wall-E da Pixar e o BB-8 de Star Wars. O robozinho foi desenvolvido com o propósito de ter uma personalidade própria e ainda ser capaz de interagir com os usuários, podendo, inclusive, reconhecer o seu dono.

O Cozmo parece um trator em miniatura, com uma espécie de monitor de LED utilizado para exibir os seus olhos, sendo que o formato pode mudar dependendo de cada contexto. O robozinho pode ainda jogar os games que estão embutidos na sua memória e encontrar a sua estação de recarga sozinho.

De acordo com a desenvolvedora Anki, o objetivo do Cozmo é ser diferente dos demais brinquedos disponíveis atualmente. Por essa razão a empresa desenvolveu o produto baseado em personagens.

O Cozmo é baseado em inteligência artificial, porém, o corpo possui poucas capacidades. Ele possui sensores e uma pequena câmera capaz de reconhecer o seu dono, além de Bluetooth e Wi-Fi. O processamento de informações do robô acontece através de um aplicativo para smartphone, que é capaz de tomar as decisões.

Para que o robozinho seja recarregado é necessário apenas 10 minutos. Quando ele entra no processo de carga, o robô aparenta estar dormindo, com os olhos fechados e a cabeça se movimentando de forma lenta para simular a respiração.

A produção do robô está quase finalizada, apenas é necessário o aperfeiçoamento de software para começar a ser comercializado.

O kit do robô custa US$ 159 (cerca de R$ 538) e já pode ser encontrado para pré-venda no site da Anki. Por enquanto, as entregas só estão disponíveis nos Estados Unidos. O kit do Cozmo acompanha três blocos que são usados para brincadeiras que já estão inclusas na programação do dispositivo.