O diretor da empresa aeroespacial SpaceX, Elon Musk, revelou nesta terça-feira (27), o seu sistema de transporte interplanetário. O CEO da empresa, na ocasião, exibiu um vídeo e ainda falou para um público durante uma conferência em Guadalajara, no México, sobre como enviar pessoas para o Planeta Vermelho.

No vídeo, um foguete é exibido, que parece ser o novo BFR (Big Fucking Rocket) da SpaceX e ainda uma nave espacial que lembra o BFS (Big Fucking Spaceship), outro veículo da SpaceX.

Eles serão lançados a partir da mesma estrutura usada pelo Apollo 11, localizado em Cabo Canaveral, na Flórida. De acordo com o The Verge, o Raptor, próxima geração de motores da SpaceX, possui força de empuxo de 500 mil libras. Elon Musk disse durante a apresentação que o sistema de transporte deverá usar 51 motores do tipo Raptor.

Após ultrapassar a atmosfera da Terra e chegar ao espaço, a nave espacial irá permanecer em órbita enquanto o foguete retorna para a base de lançamento. Ao que tudo indica, o sistema será semelhante ao utilizado pelo Falcon 9, o foguete reutilizável da SpaceX.

O vídeo mostra que este mesmo foguete recebe um tanque extra de combustível e é enviado novamente ao espaço. Chegando lá, ele se acopla à nave espacial e reabastece ainda em órbita. Logo após, ele retorna à Terra e a nave continua sua viagem pelo sistema solar.

O BFS aparece com dois painéis solares que são capazes de gerar 200 KW de potência. A nave espacial, segundo o vídeo, irá viajar a velocidade de quase 100 mil quilômetros por hora. O exterior da nave, ao entrar na atmosfera de Marte, irá aquecer a mais de 1.700 Cº. Para o pouso, uma propulsão retrô supersônica será usada.

Chegando a Marte, o vídeo exibe astronautas descendo da nave e explorando o planeta.

Fonte: Exame