Na terça-feira (28), a Nasa realizou um feito inédito: um teste de um foguete em tempo real. O teste foi realizado em Promontory, Utah, nos Estados Unidos.

De acordo com o administrador associado da Human Exploration and Operations Mission Directorate ao site da Nasa  "este teste de qualificação final do sistema impulsionador mostra um progresso real no desenvolvimento do Sistema de Lançamento Espacial".


Este foi o segundo teste realizado pela Nasa do foguete que
será utilizado no futuro como sistema de lançamento.

A agência disse que esta foi a última avaliação antes do primeiro voo não-tripulado do SLS com a neve Orion, que irá acontecer no final de 2018.

"O teste é o auge de anos de trabalho duro pela equipe da NASA, Orbital ATK e parceiros comerciais em todo o país", disse John Honeycutt, Gerente do Programa SLS da NASA Marshall Space Flight Center, em Huntsville, Alabama.

O foguete, de 54 metros foi colocado de forma horizontal sobre o terreno, e funcionou durante dois minutos queimando 5,5 toneladas de combustível por segundo. O teste aconteceu com uma hora de atraso devido a um problema em um dos computadores.

Para simular um lançamento no inverno, o foguete foi aceso em baixa temperatura. O motor precisou ser esfriado por várias semanas.

Para simular o lançamento na Flórida, em 2015, o primeiro ensaio foi realizado com temperaturas altas.

A Nasa pretende enviar uma missão tripulada para marte em 10 ou 15 anos.