Conforme havíamos noticiado, o Yahoo sofreu um grande ataque hacker, deixando os dados de milhares de usuários vulneráveis. A empresa confirmou o ataque e ainda colocou a culpa em um "ato patrocinado pelo estado".

Ao menos 500 milhões de contas do Yahoo foram afetadas em um dos maiores vazamentos de dados da história. Entre as informações vazadas estão nomes, endereços de e-mail, números telefônicos e ainda senha criptografadas.

O Yahoo dá a entender que já possui evidências de que os hackers estavam observando a companhia há um bom tempo, disse o analista de segurança da Flashpoint, Vitali Kremez.

De acordo com o especialista, roubar dados de milhões de usuários não é uma tarefa tão simples assim. "Os hackers provavelmente atacaram de maneira lenta e quieta, sem ninguém ver. Eles não podiam simplesmente chegar e roubar o principal". O vazamento dos dados foi confirmado pelo Yahoo na quinta-feira (22). Porém, antes disso, a empresa já estava investigando o vazamento de dados de 200 milhões de contas. Em agosto, um hacker foi descoberto vendendo tais informações. Até então, a empresa ainda não revelou se já ligação entre os dois incidentes.

"O vazamento de dados do Yahoo terá um impacto muito maior do que qualquer outro vazamento de que eu possa falar. O Yahoo já chegou a ser o maior provedor de e-mails do mundo", lembra Holden.

O vazamento de dados revelado na quinta-feira, segundo o Yahoo, envolve dados roubados no final de 2014. A empresa não deixou claro também o motivo para ter demorado tanto para informar o público. Vale notar que muitas pessoas confiam no serviço do Yahoo, inclusive para fins profissionais, deixando informações corporativas em risco.

"Isso é provavelmente a pior coisa que poderia ter acontecido. Eles (Yahoo) provavelmente estavam tentando encontrar a melhor maneira para revelar isso para a imprensa", afirma o diretor de produtos da Stealthbits Technologies, Brad Bussie.

A Verizon, que adquiriu o Yahoo, também acabou surpresa com os últimos acontecimentos. De acordo com a operadora a americana, ela só teve conhecimento do problema nos últimos dois dias. "Vamos avaliar à medida que a investigação continua pelas lentes dos interesses gerais da Verizon", afirmou a companhia.

O Yahoo já passou a notificar os usuários e está trabalhando com as autoridades para investigar o ocorrido. Assim, quem possui conta no Yahoo, o melhor a fazer é trocar a senha. Caso esta senha seja usada em outros serviços, faça o mesmo, altere-a o quanto antes.