As redes sociais costumam ser usadas por hackers para fazer novas vítimas através de malwares. Desta vez, o Facebook está sendo utilizado para tentar atacar milhares de usuários. Os cibercriminosos estão utilizando um plugin malicioso na plataforma, tudo isso, para enganar as pessoas.


Usuários precisam ficar atentos às notificações do Facebook.

O ataque inicia quando o usuário recebe uma notificação de algum usuário no Facebook, porém, ao clicar no local ele é redirecionado para o download de um suposto plugin do Google Chrome, intitulado como "The Player". O usuário que fizer o download, então, acaba sendo infectado e seus dados ficam vulneráveis. Neste momento ele também se torna fonte de contaminação.

Conforme o PSafe, o usuário, ao acessar o navegador comprometido, acaba com sua conta da rede social vulnerável, e ainda passa a enviar o link malicioso para os seus amigos, também através de notificações. Na versão móbile do vírus, o usuário acaba direcionado a páginas que solicitam a instalação de aplicativos fora da Google Play ou mesmo o preenchimento de cadastros, que obviamente, no futuro, poderão causar transtornos.

 Assim, para não se tornar a próxima vítima, as dicas são as mesmas: manter um antivírus sempre atualizado, tanto no computador quanto no celular, desconfiar de links suspeitos, mesmo que sejam enviados por amigos, e por fim, nunca fazer o download em locais não oficiais.

Se você percebeu que caiu no golpe das notificações falsas, a primeira coisa a fazer é desinstalar o aplicativo malicioso do smartphones ou da extensão The Player do Chrome no computador.