Cada vez mais os brasileiros estão conectados a rede mundial de computadores. Levando em consideração a parcela de usuários conectados à rede, 96% delas acessam a internet, ao menos uma vez ao dia. Outro dado que chama a atenção está relacionado ao número de aparelhos que os brasileiros utilizam para navegar na web. Assim, 72% dessas pessoas usam de 2 a 4 aparelhos para acesso. O smartphone mais cotado, com preferência de 37% dos usuários.

Os resultados são referentes da pesquisa Consumidor Brasileirorealizada pela REDS, empresa da holding HSR Specialist Researchers, em parceria com o CIP (Centro de Inteligência Padrão), que tem como objetivo identificar hábitos dos brasileiros em relação às telecomunicações.

Para acessar a internet, o local preferido continua sendo as residências (88%), mesmo com o avanço do uso dos smartphones. Já o acesso realizado no ambiente de trabalho foi apontado por 35% dos entrevistados, a casa de amigos e parentes foi citado por 30% dos usuários.

Dos usuários que possuem celular, 72% deles consomem os pacotes de dados. A rede 3G ainda é preferida por eles, sendo usada por 65% e 355 optam pela tecnologia 4G. Levando em consideração os planos mais usados pelos brasileiros, o pré-pago é a opção de 70% dos usuários, já o pós-pago conta com 22% de adesão.

A pesquisa em questão foi realizada em fevereiro de 2016, somando 1.933 entrevistas online, em todas as regiões do Brasil. Para o levantamento participaram homens e mulheres, entre 15 e 70 anos, constituintes das classes A, B e C, com moradores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, interior do Nordeste e região Norte, além das cidades de Salvador, Brasília, Campo Grande e Cuiabá. Por fim, o estudo foi ponderado por classe social, sexo e região para reconstituir o perfil da população brasileira.