Na última segunda-feira, 13 de setembro, a Apple lançou o iOS 10, "a nossa maior atualização", segundo a própria empresa. E mesmo que você discorde em termos qualitativos, em tamanho, a update é realmente gigantesca; para quem estava acostumado a baixar pacotes de atualização de 30 ou 40 MB, prepare-se: o iOS tem 1.1 GB.

Entre as principais mudanças e melhorias estão incrementos na Siri, o assistente pessoal da Apple, que agora interage com praticamente todos aplicativos da Appstore; melhorias em aplicativos como fotos, saúde, News e outros; mais usabilidades para o Force Touch; modo casa, central de controle e muito mais.

E se você não sabe se o iOS 10 está disponível para o seu aparelho, confira a lista oficial de aparelhos contemplados:

Já fez a sua atualização? Quer saber se vale a pena? Confira então as principais melhorias e também os pontos negativos e decida se deve instalar ainda hoje.

iMessage

Parece que a Apple está se reinventando para não ficar atrás de Messenger e WhatsApp e suas várias e personalizáveis e interativas opções. Com o iOS 10 vieram recursos de interatividade que permite a você compartilhar, por exemplo, desde o seu batimento cardíaco até a música que está ouvindo ou então algum app da AppStore. Animações pré-definidas, como um coração e um beijo, também podem ser enviados apenas com toques de dedos e movimentos específicos na tela.

Além disso, para quem gosta de emoticons, a Apple colocou várias novidades. Outro recurso é instalar pacotes de emoticons novos ou então colocar botões que dão acesso a uma base online de gifs como já existe no Messenger. Se você quiser, pode enviar mensagens "gritando" (salta na tela e aparece maior que as demais) ou com tinta invisível (a pessoa precisa deslizar o dedo para ver o conteúdo da mensagem ou foto).

Outra coisa bacana é que agora você pode escrever sua mensagem e depois tocar na mesma, assim O iOS reconhece as palavras que podem ser substituídas por emoticons e faz a mudança para você. E se você precisa escrever em mais de 1 idioma na mesma frase e se irrita com as correções? Agora vai ser possível fazer isso sem aborrecimentos.

Além disso tudo você ainda pode desenhar em mensagens ou vídeos, enviar mensagens animadas, como os winks do falecido MSN, etc. Cumpre lembrar que nos EUA o mensageiro da Apple é muito mais utilizado que WhatsApp e Messenger.

Siri

Talvez o recurso que tenha recebido mais atenção dos desenvolvedores para o iOS 10 tenha sido a Siri. A assistente da Apple que sempre fora muito comparada ao Google Now (assistente presente nos smartphones Android) e criticada por suas limitações, agora tem uma gama de novos recursos e possibilidades.

Se você tem o Uber, Lyft ou qualquer outro serviço de transporte particular, é só ativar a assistente e ela vai mandar um carro até você.

Outra possibilidade é escrever, buscar ou ler mensagens no WhatsApp, iMessage ou qualquer outro mensageiro que você use, ordenar pagamentos no ApplePay, interagir com praticamente qualquer aplicativo da Appstore, além do que abre possibilidade para que as montadoras de veículos comecem a explorar a interatividade com a Siri.

Fotos

Aqui encontrei diversas novidades que me agradaram. Uma delas foi o reconhecimento de faces que é usado para criar álbuns que reúnem as fotografias de determinada pessoa.

O único inconveniente é que logo após você instalar o iOS 10 ele vai ter que analisar todas as fotos armazenadas no aparelho de uma só vez e isso demoooora, e para piorar, ele precisa estar bloqueado e conectado à energia. Para mim a experiência não foi proveitosa, pois somente o meu rosto foi identificado de 6 formas diferentes (com boné, de óculos, de óculos e boné, etc.).

A marcação do lugar em que a foto foi tirada ou o vídeo foi feito agora tem mais utilidade do que apenas informar o local. Agora um álbum mostra no mapa e agrupa as fotos de um mesmo local, semelhante ao que o Instagram foi pioneiro em fazer e depois o Facebook implantou.

Mais um recurso são as memórias, onde o aparelho cria álbuns de acordo com metadados dos arquivos, por exemplo: Se você tirar várias fotos em um mesmo dia ele cria um álbum para aquele dia, pois entende que foi em decorrência de um motivo especial, como uma formatura ou aniversário. O mesmo ocorre com fotografias em locais não usuais, que é são vistas como fotos ou vídeos de uma viagem. Além disso quando você entra na memória irá encontrar um resumão com o local das fotos, as pessoas envolvidas e memórias relacionadas.

Outro agrupamento possível é através dos arquivos que você favorita (ou algum outro citério aleatório) e então ele reúne no álbum "favoritas de Agosto", por exemplo.

E se você quiser criar uma apresentação com os arquivos, ele pode inserir automaticamente músicas e transições.

Além disso, como um todo, a busca nas imagens está bem mais completa e eficiente. Agora você pode buscar no seu rolo de câmera usando pessoas, cores, locais ou até objetos como referência. Abaixo eu busquei pela palavra "barco" e surpreendemente ele encontrou. Essa busca funciona 100%, diferentemente do reconhecimento dos rostos. Essa busca funcionou tão bem que ele encontrou barcos que eu havia fotografado em quadros de museu de arte. Eu nem sabia que tinha tantas fotos com um barco.

Casa

Recurso ainda não muito útil para nós brasileiros, mas que já pode ser explorado nos EUA, por exemplo. Com esse novo aplkicativo nativo você vai poder controlar os mais diversos aspectos de sua casa high tech, como por exemplo a intensidade das luzes, a abertura das persianas, sua Tv ou sistema de som, receber notificações e informações do ambiente e muito mais. Tudo a um toque do seu dedo.

Melhoras gerais de usabilidade

Aqui várias coisas são notadas a cada instante de uso. Algumas delas que já posso pontuar são:

  • Central de controle redesenhada. Agora ela se divide em 2 partes, onde uma é para você ter controle sobre seu aparelho em geral e na outra controle de músicas e de vídeos;
  • Novas funções para o 3D Touch em aplicativos como Lembretes, iCloud, Ajustes, Bolsa, etc;
  • Agora seu device vai acender a tela quando for levantado;
  • A famosa "Slide to unlock" não existe mais. Mas confesso que nem a via mais depois que os iPhones e iPads começaram a usar a digital para desbloquear;
  • Nova cara para as notificações, sejam elas na tela bloqueada ou quando você vai para a esquerda após desbloquear o aparelho. Além disso elas estão mais dinâmicas. Agora você pode ver uma imagem que foi enviada ou responder algo mesmo sem desbloquear a tela;
  • Agora o iPhone está conectado diretamente aos aplicativos VOiP, por exemplo: Antes, se você recebia uma ligação via WhatsApp era preciso desbloquear o aparelho para então atender. Agora as ligações via este aplicativo, Skype, Messenger, Line, etc. aparecem direto na tela e você pode atende-las como faz com uma ligação convencional;
  • Função Lupa para a câmera;
  • O app Mapas está mais interativo. Você poderá buscar um restaurante nele e, enquanto é guiado até lá, pode fazer uma reserva pelo mesmo aplicativo (e por voz utilizando a Siri);
  • Agora podemos apagar (alguns) apps nativos. Adeus iBooks e Podcasts;
  • Novo visual em diversos apps, como o Contatos, Músicas e o Saúde, por exemplo, redesenhado e com mais opções;
  • Hora de dormir: recurso que ajuda você a dormir todo dia no mesmo horário e o ajuda a manter uma melhor qualidade no sono;
  • Morte do aplicativo Game Center. Quem usava ele, afina de contas?
  • Agora é possível editar o meio do número quando você está digitando no aplicativo Telefone. Finalmente. Além disso agora você é informado de onde está vindo ligação enquanto ainda está chamando.

Além disso muitas outras coisas foram alteradas e se eu fosse falar de tudo ficaríamos aqui por um bom tempo ainda. Conte para nós nos comentários se você notou algo importante que ficou de fora desse texto.