Se você já leu nosso post sobre as novidades do iOS 10 e também ficou curioso em saber como funciona a mágica troca de palavras para emoticons, confira esse post e saiba como fazer isso aí no seu aparelho.

Certamente o iMessage foi uma das partes do SO que mais foi privilegiada pelos desenvolvedores nesse iOS 10. Agora você pode, inclusive, enviar seu batimento cardíaco em versão animada para o seu contato, enviar animações, enviar mensagens que chacoalham pela tela, etc. além, é claro, de escrever um texto e depois trocar as palavras por correspondentes em emoticons.

Esse recurso já era possível através de um aplicativo externo desde 2014, mas muitas pessoas não confiavam em terceiros. Por conta disso a Apple resolveu fazer sua versão e ficou simples e prático.

O processo é bem fácil. Confira o passo a passo:

1 - Escreva uma mensagem :p

2 - Após escrevê-la, toque no ícone do globo - ao lado do espaço -, segure e troque para "emoji".

3 - As palavras substituíveis vão ficar laranjinhas. Toque-as e escolha o emoticons de sua preferência. Se a palavra tiver somente 1 emoticon correspondente ele vai entrar automaticamente quando você clicar na palavra laranja.

Simples e rápido. Veja no gif abaixo o processo.

E como você também já deve ter lido no nosso post do iOS 10, agora é possível manter mais de 1 idioma entre seus teclados e assim podem intercalar mensagens, certo? Pois esse esquema funciona da mesma para idiomas estrangeiros. Note que não alterei nada no exemplo abaixo.

O processo só pode ser feito no iMessage por enquanto, então nada de WhatsApp ou Messenger contando com esse recurso ainda. Cumpre lembrar que nos EUA o mensageiro da Apple é muito mais utilizado que estes concorrentes.