O prazo para baixar seus dados, scraps e fotos do Orkut acaba nesta sexta-feira. Se ainda não baixou, leia e veja como fazer. 

Sucesso no início dos anos 2000, o Orkut chegou ao fim em setembro de 2014, após anos de glória em que o site de relacionamento reinou como soberano entre as redes sociais. Entre depoimentos, comunidades, scraps e muitas fotos, o Orkut deixou saudade em muita gente, embora tenha sido abandonado por estas mesmas pessoas que preferiram o Facebook.


Orkut foi oficialmente desativado em setembro de 2014 (Foto: Reprodução Internet)

Ao decretar o fim da rede social, o Google optou por não ser tão perverso e disponibilizou uma espécie de acervo, onde os usuários podem recuperar dados de seu perfil, comunidades e fotos, entre outras informações, já que elas fazem parte da história de muita gente. Para isso é só utilizar a ferramenta Google Takeout. Ela abrirá uma porta que te levará direto para uma sessão nostalgia.

A ferramenta está disponível desde o dia que o Orkut foi enterrado, digo, desativado. Mas, o prazo de validade para a recuperação de dados da rede social está por se encerrar, isto porque só será possível fazer download de fotos e demais dados do Orkut até setembro de 2016. É, o prazo está apertado, mas ainda dá tempo! Lembrando que já havíamos noticiado aqui no Oficina da Net a possibilidade, mas, como a gente sabe que você pode ter esquecido, ou, que agora de última hora, possa ter batido aquela saudade da rede social, trouxemos o assunto à tona novamente.

Veja também:

E, para não perdermos mais tempo, veja abaixo como recuperar seus dados do Orkut. Prepare-se para uma viagem no tempo e divirta-se recordando o que você costumava fazer há alguns verões passados.

1º passo: Faça login em sua conta Google associada a seu perfil no Orkut e acesse o Google Takeout. PS: O e-mail deve ser o mesmo utilizado para se cadastrar na rede social, caso contrário a opção Orkut não aparecerá na lista.

2° passo: Busque e selecione o Orkut na lista que aparecerá. Não esqueça de desmarcar as outras opções que já estarão selecionadas.

3° passo: Na tela seguinte, escolha o formato que deseja salvar os arquivos, onde deseja salvá-los e, em seguida, clique em "Criar Arquivo".

4º passo: O Google vai buscar seus dados do Orkut. Pode demorar um pouco, dependendo do quanto você interagia na rede social.

5º passo: É só clicar na opção "Fazer Download" e pronto, seus arquivos serão baixados para o seu computador.

Pronto, você recuperou suas fotos, antes que elas partissem para sempre junto com o Orkut! Gostou? Então compartilhe com seus amigos, para que eles também possam salvar suas lembranças da época dourada do Orkut.  =D