As compras virtuais são algo cada vez mais comum na vida dos brasileiros. Difícil imaginar que há alguns anos atrás, a grande maioria das pessoas viam o comércio online com um olhar desconfiado. Não é para menos: é necessária uma certa dose de confiança para se enviar as informações pessoais a alguém que pode estar a milhares de quilômetros de distância.

Estima-se que mais de 50 milhões de brasileiros já tenham adquirido algum produto ou serviço através da internet. A possibilidade de realizar as compras sem deixar o conforto do lar, a variedade de produtos oferecidos e os preços competitivos são apenas alguns dos motivos que levam os brasileiros a realizarem as suas compras online.

Para garantir o conforto e a segurança dos clientes, as empresas de e-commerce investem em soluções e medidas que reforcem a segurança de seus portais de compras. Muitos clientes já sabem identificar os sinais que tornam um website confiável ou não.

Nesse sentido, uma das medidas mais eficazes para a proteção das informações dos consumidores e visitantes é a adoção de um certificado digital de segurança, também conhecido como certificado SSL. Esses certificados garantem uma conexão segura entre o visitante e o servidor do website, impedindo que as informações sejam interceptadas por terceiros e que as informações dos clientes sejam comprometidas.

Tudo isso é atingido por meio do uso da criptografia. Quando o certificado digital está ativo, o cliente pode digitar as suas informações pessoais sem preocupar-se com a segurança. Assim que as informações são enviadas, a criptografia HTTPS entra em ação. Os dados são convertidos em uma sequência aleatória de caracteres, que a primeira vista não faz sentido algum. Dessa maneira, os dados trafegam pela rede de forma segura, e só são convertidos para o formato original ao atingirem o seu destino, nesse caso, o servidor do website em questão.

A implementação de um certificado digital é um processo bastante simples. Qualquer empresa ou organização pode adquirir um certificado de segurança, bastando que confirme a idoneidade da organização à companhia que fornece a certificação. Empresas que oferecem planos de hospedagem e registro de domínios, como a 1&1 por exemplo, também oferecem os serviços de certificação digital.

A adoção de um certificado digital é mais uma medida efetiva que pode ser adotada para reforçar a segurança de um website. É importante ainda observar outras práticas importantes, como manter os arquivos e aplicações do site sempre atualizados, e realizar varreduras constantes em busca de arquivos maliciosos.