O Linux completou 25 anos na quinta-feira (25). O sistema operacional foi criado em 25 de agosto de 1991, quando Linus Torvalds, cientista da comunicação, revelou o seu projeto em uma plataforma online, para desenvolver um sistema livre e aberto.


Linux completa 25 anos!

"Estou criando um sistema operacional (livre)", disse ele em um grupo de usuários do sistema Minix. Ele disse ainda que o sistema seria apenas um hobby e que não seria nada "grande ou profissional como o GNU".

Torvalds disse ainda que gostaria de comentários e opiniões  sobre os que as pessoas gostavam e que não aprovavam no Minix "já que o SO se assemelha bastante ao layout físico de arquivos entre outras coisas".

Bom, como podemos perceber, do projeto modesto de Torvalds, o Linux se tornou grande, enorme, e ainda altamente profissional, com muitos colaboradores ao redor do mundo para que tudo funcione ainda melhor.

Porém, vale ressaltar que a história do Linux inicia um pouco antes da data, em 1969, com a criação do Unix no Bell Labs da empresa americana AT&T, quando a companhia controlava a distribuição e só disponibilizava o software para computadores de alto desempenho.

O Linux, no entanto, nunca se tornou uma potência no mundo dos computadores, ele está presente em apenas 1% do mercado global de computadores pessoais. O software nunca conseguiu a simplicidade do Windows, por exemplo.

No entanto, a internet em si já se beneficiou muito do Linux, tendo em vista que 67% dos servidores são mantidos por sistemas Unix ou similares, e a grande maioria é Linux, conforme estudos da W3Techs.

Mesmo com o Linux fazendo parte de muitas organizações, o sistema da Microsoft prevalece. Em um futuro próximo, o cenário não deverá ser alterado.