A depressão é uma doença que nem sempre é fácil de ser diagnosticada. Milhares de pessoas sofrem no mundo com tal condição e muitas delas não fazem o tratamento adequado, seja por falta de informação ou mesmo por não terem sido avaliadas de forma correta. No entanto, com a tecnologia, muitos usuários poderão ser beneficiados. Cientistas norte-americanos descobriram que a tecnologia pode ser mais eficaz no diagnóstico da depressão do que os próprios humanos.


Fotos publicadas no Instagram podem indicar se o usuário está sofrendo de depressão. Pesquisadores pretendem aperfeiçoar suas técnicas para uma melhor avaliação. 

Um estudo publicado em 10 de agosto, que foi elaborado em parceria com pesquisadores das Universidades de Harvard e Vermont, fazendo uso de um programa desenvolvido pelo grupo, analisou o perfil de 166 usuários no Instagram, com um total de 43 mil fotos.

O sistema registra dados como cor, presença ou não de rostos nas imagens, entre outros elementos. A partir das informações é possível detectar um indivíduo com depressão com 70% de precisão.

Conforme 118 estudos realizados previamente, em média, os profissionais conseguem acertar o diagnóstico em 42% dos casos.

Os pesquisadores mostraram as fotos ainda para um grupo de pessoas. Eles, sem saber do que se tratava o experimento, tinham como missão ranquear o quanto, em um escala de 1 a 5, cada foto continha felicidade, tristeza, potencial para receber likes e ainda capacidade de gerar interesse.

Agora, a ideia dos cientistas é que o sistema ajude a desenvolver novos e ainda melhores programas de inteligência artificial do mesmo gênero.