O Orkut fez muito sucesso em vários locais no mundo, e no Brasil não foi diferente. No entanto, em 2014 ele acabou sendo descontinuado e partir de então, vários "clones" surgiram. O Orkutando, desenvolvido por Thiago Macieira, é a nova rede social disponível na web.

A rede começou a acumular usuários desde maio deste ano e até então já conta com sete mil membros. A sua interface é semelhante com a do antigo Orkut. Contendo recados, fãs, depoimentos e até as comunidades.

A interface da rede social está totalmente em português, e para fazer parte basta realizar um cadastro rápido com um endereço de e-mail ou mesmo com uma conta do Google. De acordo com Macieira, a ideia era mesmo lançar uma rede social semelhante ao Orkut.

"Usei como base o Orkut por que gostava muito da maneira como eram as coisas por lá, as comunidades, mural de recados e por parecer uma rede mais aconchegante", disse Macieira.

Igualmente ao finado Orkut, na tela inicial o usuário pode adicionar foto de perfil e de capa. As fontes e disposições dos ícones também lembram muito o Orkut. Os usuários podem criar álbuns de fotos, que contam com diferentes níveis de privacidade, e ainda podem vídeos, conversar com amigos através do char e ainda conferir a "Sorte do Dia". Também e possível saber quem visitou o seu perfil através das "Visitas Recentes".

Para completar, através do Orkutando o usuário pode jogar online com aplicativos como o Candy Crush, Big Farm e também outros jogos.

De acordo com o desenvolvedor da rede, até o final do ano estará disponível um aplicativo para Android. "Tentamos incorporar os elementos que tínhamos no Orkut, incrementando com os elementos que ajudam na privacidade e interação dos usuários na rede", disse.