O grupo hacker autointitulado como "Shadow Brokers" diz ter roubado ferramentas do "Equation Group", um grupo de espionagem cibernética. Tais ferramentas possuem nomes similares aos que constam nos catálogos da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA) que foram vazados por Edward Snowden.

No último sábado (13), os Shadow Brokers abriram uma espécie de leilão. Os lances deveriam ser feitos através da moeda Bitcoin. O leilão, que foi anunciado através do site Pastebin, exibiu imagens coma lista dos arquivos e ainda uma "amostra grátis" do que estaria no conjunto à venda. Na amostra é possível encontrar códigos de ataque, programas de espionagem e ainda arquivos de configuração.

A veracidade dos arquivos ainda não foi confirmada. O especialista da fabricante de antivírus Kaspersky Lab, Aleks Gostev, que já investigou o grupo, disse através do Twitter que os arquivos não parecem estar ligados ao Equation.

No entanto, os especialistas em segurança Bruce Scheneier e Nicholas Weaver acreditam que a NSA pode ter sido hackeada e que os arquivos sejam mesmo verídicos. Scheneier acredita ainda que o leilão seja apenas um modo de chamar a atenção e que o conjunto de 300 MB é tudo o que foi roubado.

Os próprios hackers disseram que os arquivos foram obtidos a partir de um servidor usado como origem dos ataques do Equation. Assim sendo, isso demonstra que há poucas chances de ter um código fonte completo ou mesmo outras informações sigilosas.

Os hackers, no leilão, disseram que a chave para o acesso aos arquivos será dada para quem "enviar mais bitcoins" para o endereço que foi especificado por eles. Deste modo, quem enviar bitcoins deverá perder dinheiro.

Até esta terça-feira (16), o leilão arrecadou apenas 1.6 bitcoins (cerca de R$ 2.900). Ao que tudo indica, não há muitos interessados pelas informações.