A empresa especialista em gestão de moedas virtuais Bitfinex, de Hong Kong, revelou que uma falha de segurança em suas plataformas permitiu que 119.756 moedas bitcoin fossem roubadas. A empresa, que é uma das maiores do setor no mundo, teve prejuízo de US$ 65,8 milhões.


Hackers roubam milhões de dólares em bitcoins. Empresa vítima é uma das maiores do mundo. Autoridades já foram comunicadas. 

A Britfinex, através de comunicado em seu site, anunciou a descoberta de uma brecha em seus sistemas de segurança e por isso foi obrigada a suspender o comércio de moedas virtuais na terça-feira e também congelar os depósitos de seus clientes.

"Estamos investigando a falha para determinar o que ocorreu, mas sabemos que alguns de nossos clientes tiveram seus bitcoins roubados", disse a empresa, que possui escritórios também na Europa e Estados Unidos.

O roubo já foi denunciado às autoridades. De acordo ainda com a empresa, outras moedas virtuais alheias à bitcoin não foram afetadas,

Após o roubo, as quedas são superiores a 5% no valor da bitcoin na Bolsa de Tóquio.

O atual roubo é semelhante ao que ocorreu em 2014 contra a Mt Gox, uma empresa japonesa responsável pelo comércio de bitcoins. O prejuízo registrado foi de US$ 650 milhões.

A moeda virtual surgiu em 2009, e foi desenvolvida por Satoshi Nakamoto. Vale notar que a identidade real do inventor ainda não foi revelada.

De acordo com jornal South China Morning Post, os hackers responsáveis pelo roubo podem ter se aproveitado do fechamento de mercados financeiros de Hong Kong na terça-feira, em consequência do tufão Nida, e como isso, encontraram uma brecha que tenha favorecido o acesse aos depósitos virtuais.