A famosa moeda virtual Bitcoin, que há anos está em circulação, enfim teve o nome de seu criador divulgado. O mistério sobre quem desenvolveu a moeda acabou quando o empresário australiano e cientista da computação Craig Steven Wright assumiu a autoria. Até então, o nome do dono era atribuído a um japonês de 64 anos chamado Satoshi Nakamoto.

Agora, Wright, de 45 anos, revelou a sua identidade aos sites da revista The Economist, da rede de televisão BBC e da revista masculina QG, através de materiais criptografados que pudessem comprovar a sua autoria.


Australiano assume ser o criador da moeda virtual.

O criador da moeda, de acordo com a BBC, decidiu revelar a sua identidade pois as incógnitas e ainda as especulações sobre seu nome estavam penalizando "o sistema financeiro digital" e ainda a sua vida pessoal.

Em dezembro de 2015, o nome de Wright foi especulado por outros jornais, e com isso, as autoridades tributárias australianas acabaram o procurando para que pudesse negociar um repasse ao governo.

O empresário citou ainda que, o pior de tudo foi terem focado a notícia em pessoas próximas a ele. "Apareceram uma série de histórias e invenções e eu não quero magoar as pessoas de quem eu gosto, por isso decidi assumir", admitiu ao site da BBC.

Wright disse ainda que planeja divulgar mais informações que permitirão a outras pessoas que verifiquem através da criptografia que ele é mesmo o real criador da moeda virtual. Com a revelação, o australiano pretende dar fim a todas as especulações sobre quem estaria por trás de Satoshi Nakamoto.

"Não fiz isto (revelar a identidade) porque queria. Não foi minha escolha", disse Wright.  "Eu realmente não queria ser a face pública de nada. Preferiria não fazer isso. Quero trabalhar, quero continuar fazendo o que quero fazer. Não quero dinheiro. Não quero fama. Não quero adoração. Só quero ser deixado em paz."