O novo diretor de marketing da Nokia Pekka Rantala disse que a empresa está prestes a voltar aos velhos tempos, na época em que era uma das principais fabricantes de celulares do mundo. Esta é uma das primeiras declarações desde que assumiu o cargo. Além disso, o executivo disse que é apaixonado pela ideia de um grande retorno ao passado.

A empresa liderou o mercado nos primeiros anos dos smartphones, no entanto, a empresa começou a perder espaço no mercado devido a sua dificuldade de se alinhar a outras propostas com os sistemas Android e iOS.

Para muitos especialistas, a parceria com a Microsoft para a fabricação de aparelhos com Windows Phone, foi o que o que acarretou negativamente para a penetração da plataforma, resultando em baixas vendas.

A Nokia, agora livre, prepara sua volta com um smartphone próprio com Android. Esta é a principal proposta de reinvenção e retorno da empresa ao mercado móvel. Rumores apontam no lançamento de uma dupla de aparelhos pela companhia, com isso, deverá atingir os mercados de médio e alto padrão.

A companhia ainda trabalha junto a parceiros. A companhia de nome HMD, formada por executivos e funcionários da fabricante finlandesa e também da Microsoft, irão criar dispositivos com a "marca" Nokia, que serão fabricados e distribuídos pela Foxconn.

Arto Nummela, presidente da HMD, é outro nome forte envolvido no processo de ressurgimento da companhia. O executivo foi gerente do setor de feature phones da Microsoft.

Rantala, por sua vez, passou por várias divisões na Nokia entre 1994 e 2011. Ele já foi responsável pelos negócios da empresa na África, Portugal e Israel, como também diretor regional e vice-presidente sênior de marketing. Ele nunca abandonou o mundo mobile, de junho de 2014 a dezembro de 2015, foi CEO da Rovio, criadora de Angry Birds.