O Facebook, recentemente, anunciou que iria atualizar o seu código para impedir que aplicativos de bloqueio de anúncios conseguissem ser usados durante a navegação. Porém, a partir da declaração da rede social, os responsáveis pelo Adblock Plus disseram que vão travar guerra com o Facebook.

Através de um post em seu blog oficial, os responsáveis pelo sistema informaram que já conseguiram quebrar os parâmetros principais do sistema do Facebook. O sistema ainda não está totalizado, já que vários posts já foram bloqueados de forma errônea. Mesmo com alguns problemas, grande parte da publicidade deixou de ser exibida.

Um porta-voz do Facebook, para o The Verge, disse que o Adblock Plus está minimizando a experiência dos usuários, alegando que não irá ter formas de bloquear todos os anúncios sem bloquear algumas postagens de amigos e também páginas que o usuário aprecia.

"Estamos desapontados que essas empresas de bloqueio de publicidades estejam punindo os usuários do Facebook uma vez que essas novas tentativas bloqueiam não apenas os anúncios, mas também posts de amigos e páginas", afirmou um porta-voz do Facebook.

"Essa não é uma boa experiência para as pessoas e planejamos resolvê-lo. Os ad blockers são um instrumento brusco, razão pela qual focamos em criar ferramentas como preferências de anúncios para colocar o controle nas mãos das pessoas." 

O Adblock Plus diz ainda que não irá desistir de burlar o sistema da rede social. Conforme os responsáveis, eles irão entrar em uma batalha de "gato e rato" com o Facebook. Agora resta saber se o Adblock possui alguma chance de vencer esta guerra!