Quem usa o Facebook certamente já deve ter se deparado com postagens com textos exagerados que tentam destorcer as notícias. Para amenizar, o Facebook anunciou nesta quinta-feira (4), que irá inibir tais postagens, que são conhecidas como clickbait (ou isca de cliques, em tradução livre) através de algoritmo.

Agora, postagens com notícias sensacionalistas como "Criança desaparecida é encontrada dentro de cobra", "Veja o que aconteceu...", entre outras, terão menos relevância dentro da rede social.

O algoritmo irá punir a página que usar clickbait, fazendo com que as suas publicações tenham cada vez menos visibilidade. "Se m perfil postar 50 vezes por dia e apenas um clickbait, o novo algoritmo não deverá afetá-lo. Mas, se for um spammer e postar clickbait todos os dias, o novo algoritmo irá afetá-lo muito", disse o vice-presidente de produtos do Facebook no Feed de Notícias, Adam Mosseri.

Se a página reverter a situação, ou seja, mudar o seu comportamento na rede social, a situação poderá ser modificada. Vale notar que a prática de clickbait é uma das que mais gera reclamações no Feed de Notícias.

"Um dos valores do Feed de Notícias é ter uma comunicação autêntica em nossa plataforma. A maioria das pessoas nos disseram que elas gostam de ver histórias autênticas. É por isso que nós trabalhamos duro para entender que tipo de histórias e mensagens as pessoas consideram genuínas, para que possamos mostrar mais delas no Feed de Notícias. Trabalhamos também para compreender quais tipos de histórias as pessoas consideram enganosas e spams", disseram Alex Peysakhovich, cientista de pesquisa, e Kristin Hendrix, pesquisadora de Experiência do Usuário, em uma postagem no Facebook.