Antes de começarmos, vou me introduzir.

Olá a todos os leitores Oficina da Net, meu nome é Wellington Diesel, mais conhecido como "wetto" no fórum Adrenaline.


Nada como um bom mouse pela manhã.

Tenho mais de 40 análises publicadas no fórum do Adrenaline e faço análises desde 2012, vocês podem conferir as análises que já fiz neste link:

Estou lançando esta análise como convidado da Oficina da Net, mas quem sabe vocês também verão outras análises minhas aqui no futuro. Também, o mouse desta análise fora cedido pela Hammer Gaming, representada pelo Pedro Britto, o qual é fã das minhas análises:


Logitech G302 que foi carinhosamente enviado para o abatedouro wetto.

Nenhum valor foi pago por esta análise, nem pela Hammer Gaming, nem pela Oficina da Net e muito menos pela Logitech. Não tenho obrigação nenhuma com estas empresas, apenas com a minha própria reputação, por isto nunca deixei empresa alguma afetar as notas e resultados de minhas análises.

Esta análise será publicada também no fórum Adrenaline, havendo porém um atraso no lançamento. Agora, chega de enrolação e vamos começar a análise.

[CATEGORIA]217[/CATEGORIA]

Pode parecer estranho pela numeração dos mouses da Logitech, mas o Logitech G302 é mais recente que o G402, G502, G600, G602 e G700S, tendo sido lançado em Novembro de 2014:


Logitech G302

Exatamente por ser um dos mouses mais recentes da linha gamer da Logitech, o Logitech G302 possui algumas diferenças e novas tecnologias em comparação com seus irmãos. Mas, o que realmente separa o Logitech G302 de outros mouses, é que este introduziu um suposto novo tipo de categoria de mouses: mouses para MOBA.


DOTA 2

E o que diabos seriam "mouses para MOBA"? Qual a diferença entre um mouse para este estilo de jogo e um mouse para FPS? E qual a diferença entre ele e um mouse para MMORPG? Isto, e muito mais, é o que veremos nesta análise.

[CATEGORIA]218[/CATEGORIA]

Conforme eu já havia dito na introdução, o Logitech G302 é um dos mouses mais recentes da linha de mouses gamer da Logitech. E isso, fica evidente em algumas das características de seu projeto.

A começar pela qualidade do plástico em sí, o Logitech G302 possui dois tipos de acabamento: um plástico fosco de alta qualidade e resistente a manchas em maior parte de sua superfície e botões, enquanto que nos LEDs encontramos uma espécie de acrílico, também grosso e de alta qualidade.


Créditos da imagem para Play3r.net: http://play3r.net/reviews/peripherals/logitech-g302-daedalus-prime-moba-gaming-mouse-review/4/

O Logitech G302 não proporciona tanta aderência quanto alguns mouses de concorrentes, mas o uso do plástico fosco de alta qualidade faz com que ele evite ter manchas e sinais de desgaste com o tempo.

Tenho a dizer que é preferível este tipo de acabamento do que o fiasco feito no Steelseries Rival ou o uso de lixa como feito no Redragon Samsara. Verdade seja dita, este material é melhor do que o usado pela Zowie ou no concorrente CM Storm Alcor.

Um fator que assusta no Logitech G302, é o seu peso de 87 gramas para um mouse deste tamanho.


Peso Logitech G302

Claro, 87 gramas não são muito, mas para um mouse tão pequeno quanto o Logitech G302, ter este peso acaba por dar a impressão de que este seja mais pesado que mouses maiores que tem o mesmo peso.


Comparação

Todos os seguintes pesos desconsideram o peso do cabo e do conector USB:

  • CM Storm Alcor: 85 gramas
  • CM Storm Xornet II: 82 gramas
  • Logitech G302: 87 gramas
  • Logitech G402 (ignorem o fato de ser o G502): 103 gramas

Ao utilizar o Logitech G302 a impressão é que este seja um tanto mais pesado que o CM Storm Alcor, mas esta impressão é causada pelo fato do tamanho deste ser menor e mesmo assim ter basicamente o mesmo peso. Quem tem preferência por mouses muito leves, pode acabar não gostando deste detalhe.

Antes de discutirmos sobre a ergonomia, é necessário que o leitor saiba que existem 3 tipos de Pegadas que um usuário pode ter:


Pegadas para Mouses

Sendo que cada uma delas tem um resultado diferente no Logitech G302. A começar pela pegada Claw:


Pegada Claw no Logitech G302

É fácil ver que o Logitech G302 é um mouse focado na pegada Claw, a sua traseira estreita e alta auxilia o uso desta pegada, sendo completamente natural para ele.

Prosseguindo, a pegada Fingertip:


Pegada Fingertip no Logitech G302

A pegada Fingertip também fica um tanto natural no Logitech G302, porém não para todas as pessoas. O autor desta análise por exemplo, tem esta pegada e mesmo assim sentiu forte desconforto com o Logitech G302, especialmente pela sua traseira estreita.

Já a pegada Palm... Meu Deus...


Pegada Palm no Logitech G302

Não, Nope, Negativo, Nananinanão. Além do formato reduzido do Logitech G302, a sua traseira estreita também atrapalha a pegada Palm, tornando o mouse extremamente desconfortável para quem tem esta pegada.

Se esta for a sua, procure o Logitech G402, um CM Storm Alcor, Razer Deathadder 3.5G, Steelseries Rival 300 ou outros mouses de concorrentes e feche esta janela. Sério, ele vai machucar sua mão.

O Logitech G302 é um dos poucos mouses que eu critico abertamente a sua ergonomia, pois sei que com apenas algumas pequenas mudanças, ele já seria um mouse muito mais agradável para todas as pegadas.


Como consertar o G302

E a própria Logitech sabe disso, visto que projetou um novo mouse (sem nome ainda) que é exatamente um G302 com traseira arredondada. Ou seja, ela finalmente descobriu que o G100S tem uma melhor ergonomia que o G302.


Novo Mouse da Logitech

Enfim, se sua pegada for Claw, o Logitech G302 pode ser uma excelente escolha. Se sua pegada for Fingertip, ele pode se adequar a você. Se sua pegada for Palm, porquê diabos você ainda não fechou esta janela?

[CATEGORIA]219[/CATEGORIA]

A Construção Interna é o principal fator na durabilidade de um mouse. Se um mouse usa componentes de baixa qualidade, tal como o CM Storm Devastator, a sua durabilidade pode ser baixa, ocasionando inúmeros casos de defeito. Caso um mouse tiver uma boa construção interna, os defeitos serão raros, porém não impossíveis de ocorrer, em especial a questão do Double-Click, que pode acontecer com qualquer mouse de qualquer marca.

Mas enfim, vamos depenar o Logitech G302 e ver o que a Logitech colocou dentro dele.


Construção Interna G302

Para início de conversa, podemos ver o sensor AVAGO AM010 no centro do mouse, exatamente o mesmo sensor que está presente nos mouses Logitech G100S e Logitech G402, embora seja outra implementação do mesmo.

Já nos botões esquerdo e direito, encontramos switches OMRON D2FC-F-7N 20M, que são alguns dos melhores do mercado e tem suposta durabilidade de até 20 milhões de cliques (P.S: O Double-Click não é considerado nesta conta).


OMRON D2FC-F-7N 20M

"Mas como assim wetto, os switches são os mesmos que outros mouses de concorrentes usam, cadê os tais Spring Loaded Buttons?"

Pois bem, eis aqui o grande segredo do Logitech G302:


Sistema de Click do Logitech G302

Este pequeno arame que você vê na foto, é supostamente o que "faz o Logitech G302 ser melhor do que outros mouses para MOBA".

O que este arame faz, é regular a força aplicada aos switches, diminuindo a distância que o plástico precisa ser pressionado para apertar o botão e desta forma, gerando cliques mais estáveis e leves.

E isto seria um grande diferencial que coloca o Logitech G302 acima de mouses da concorrência? Na minha opinião, não.


Dos meus mouses, infelizmente o G302 é o menos preferido por sua ergonomia.

Há vários mouses de concorrentes e até da própria Logitech que possuem cliques quase tão leves, senão tanto quanto ele. E sinceramente, se você nunca se incomodou com a resistência de cliques em outros mouses, o Logitech G302 não vai lhe impressionar.

Agora, se você realmente é bem exigente quanto a esta questão, o G302 pode lhe satisfazer.

Continuando, para o funcionamento do scroll há um codificador ótico (uma espécie de microcâmera) que detecta a movimentação do scroll.


O codificador ótico são as duas peças na direita, o LED é transparente e o receptor é preto.

A utilização deste tipo de sistema garante uma excelente durabilidade ao scroll do Logitech G302. Quem comprar um, pode ter certeza de que não terá problemas com o scroll girando apenas para um lado ou rangindo assim como ocorre em codificadores mecânicos de outras marcas.

Já no botão do meio (essa peça em azul claro), encontramos um switch SMD com uma goma de borracha. Normalmente eu costumo xingar a Logitech feito maluco quando vou falar neste componente, visto que ela tem costume de usar porcaria no botão do meio de seus mouses, mas o G302 é diferente do G402/G600/G602/G700/G700S/G9x que analisei até agora.


No número 5, está o botão do meio do Logitech G9x

Felizmente, este botão além de não ser tão duro quanto normalmente é nos outros mouses da marca, ele tem uma boa durabilidade. E vocês não tem noção do quanto isso me deixa feliz, pois já tive que acionar a garantia da Logitech 3 vezes exatamente por problemas no botão do meio de seus mouses.

Prosseguindo, nos botões laterais e também no botão de troca de perfil, encontramos switches da Kailh, que não é uma das melhores marcas em termos de qualidade, mas para estas funções e para a faixa de preço do G302, está completamente aceitável.


Switches Laterais

Enfim, o Logitech G302 sinceramente tem uma construção interna até impressionante para o preço, sendo capaz de competir frente a frente com o CM Storm Xornet II, CM Storm Alcor e sendo superior a vários outros concorrentes.

Ele é um mouse feito para durar, não há nenhum ponto de falha visível e até a questão do botão do meio que normalmente é ruim nos mouses da Logitech, fora corrigida nele.

[CATEGORIA]220[/CATEGORIA]

O Logitech G302 utiliza o sensor AVAGO AM010, mas tem uma revisão mais recente do que a utilizada no Logitech G100S. O mesmo sensor também é usado no Logitech G402 e ele não tem nenhuma vantagem significativa sobre o Logitech G302.

Agora, vamos começar os testes.

O primeiro teste é realizado no MS-Paint no modo Lápis, com as configurações do mouse no Windows com sensibilidade 6/11 (default) e a opção de "Aprimorar a precisão do cursor" desligada, pois tudo o que ela faz é maquiar os dados, algo que não queremos.


Excelente Rastreio em 400 DPIs

Excelente Rastreio em 800 DPIs

Excelente Rastreio em 1600 DPIs

Algumas distorções em 3200 DPIs

Para surpresa de ninguém, assim como muitos outros mouses, ele não presta na DPI máxima.

Assim como muitos outros mouses gamer do mercado, o Logitech G302 vai perdendo precisão conforme a sua DPI aumenta. Em 4000 DPIs, que é o seu valor máximo, há uma quantia bem agressiva de distorções no rastreio, o que é nocivo à precisão do jogador.

E isso é muito comum no ramo de mouses, o Steelseries Rival 300 fica um câncer em 6500 DPIs, o CM Storm Alcor fica ruim em 4000 DPIs, o Mionix Naos 7000 tem problemas ridículos em 7000 DPIs...


Tt eSports Ventus em 5700 DPI

Mas, para pessoas que já tem bom senso ou já pesquisaram um pouco sobre o assunto de mouses e usam baixas DPIs, ele não vai apresentar problema algum, especialmente na faixa entre 400-2400, que é onde eu recomendo usar este mouse.

O segundo teste é feito em um aplicativo chamado Enotus. Vocês podem baixar ele aqui: Download Enotus

Embora o Enotus tenha vários recursos, muitos destes infelizmente estão inacabados e o autor simplesmente desistiu dele há uns 7 anos atrás, mas tem um teste onde ele apresenta dados concisos: Speed


Enotus

O Logitech G302 é um mouse que possui uma ótima estabilidade em 1000 Hz e é capaz de rastrear até 4.09m/s em 800 DPIs, o que é um limite bem alto. Nem mesmo jogadores profissionais costumam passar de 3m/s.

Nesta DPI, ele não irá travar em movimentos rápidos e o mouse consegue rastrear em velocidades ainda mais rápidas em DPIs menores.

Já se aumentarmos a DPI, este valor diminui, mas não tanto:

Mesmo se alguém for tapado desavisado o suficiente em usar 4000 DPIs neste mouse achando que isto lhe dará maior precisão (spoiler: não), mesmo assim ele é capaz de atingir o nível de 2.89m/s, o que está um pouco acima da mínima aceitável de 2.4m/s.

Prossseguindo, temos o teste de Consistência de Rastreio. Basicamente, ele testa o que o próprio nome diz, mostrando se por acaso há distorções no rastreio do mouse.

Para fazer ele, é usado uma ferramenta chamada MouseTesterDownload MouseTester

 

Já neste teste, o Logitech G302 apresentou excelentes resultados em todas as DPIs testadas, só não vou colocar todas as imagens porquê já tem demais nesta análise.


Consistência

E por último, temos o teste de Aceleração, também feito no MouseTester, onde verificamos se há diferenças no rastreio quando o mouse é movido rapidamente e lentamente.

O ideal sempre, é que se o mouse for movido rapidamente 10cm para a direita, ele tenha o mesmo resultado que teria se fosse movido lentamente a mesma distância.

Caso o mouse for mais longe do que o necessário no movimento rápido, é dito que o mesmo tem aceleração positiva. Caso a distância que ele percorreu seja menor no movimento rápido, ele tem aceleração negativa.

Vídeo incorporado do YouTube

E se o mouse parou no mesmo lugar que antes, ele não tem aceleração nenhuma, o que caracteriza um resultado perfeito.

Quanto ao Logitech G302, os resultados foram os seguintes:


400 DPI

2480 DPIs

4000 DPI


O Logitech G302 possui um pouco de aceleração positiva, mas o valor é realmente ínfimo. Caso este fosse um mouse de R$ 300~500, tal resultado não seria aceitável, mas para um mouse pouco acima dos R$ 100, não há problemas.

[CATEGORIA]221[/CATEGORIA]


Software G302


Não vou analisar ponto por ponto do Logitech Gaming Software pois ele é grande demais, há uma quantia absurda de recursos e isso deixaria a análise comprida demais, mas posso dizer que considero ele o melhor software do mercado.

E olha que já usei muitos.

 

Pontos Positivos do Software:

  • Leve e prático de usar.
  • Não requer registro ou login.
  • Não roda processos auxiliares coletando informação quando não está aberto (diferente da porcaria do Synapse).
  • Perfis e Configurações Pré-Prontas para uma grande quantia de jogos e aplicativos, o qual sempre é atualizado de tempos em tempos.
  • Possui quantia absurda de recursos, permitindo a criação de macros e configurações simples e complexas.
  • Recurso Shift pode ser absurdamente útil ao usuário.
  • Sincronização entre dispositivos da mesma marca.

Pontos Negativos do Software:

  • Interface em "Português" é Português de Portugal, o que pode ser um pouco confuso.

 

[CATEGORIA]222[/CATEGORIA]


Logitech G302

Tecnicamente, o Logitech G302 é realmente um dos melhores Custo x Benefício para o seu preço. Ele tem um ótimo sensor, um excelente software, uma excelente construção interna para o preço e um excelente acabamento.

Sobre a criação da categoria de mouses "Para MOBA" que a Logitech fez ao anunciar o Logitech G302, apenas tenho a dizer: BOBAGEM.

Desde quando mouses leves e ágeis com cliques suaves são algo específico para um certo tipo de jogo? Quem diabos disse que jogadores de FPS não gostam disso também?


DOTA 2

Porém, maior bobagem ainda, acaba sendo as afirmações de algumas pessoas mal informadas de que o Logitech G302 seria "inapropriado para FPS", visto que é feito para MOBA...

Sério Logitech, eu realmente odeio o fato de vocês terem criado esta categoria desnecessária, um bom mouse gamer deve sempre misturar precisão com durabilidade, dois fatores que vão afetar QUALQUER tipo de jogo, independente se for FPS ou MOBA.

Conforme podemos ver nos testes, o Logitech G302 é um mouse bem feito e com uma ótima precisão. De fato, a sua precisão não é uma das melhores por ter uma quantia mínima de aceleração positiva, mas para um dos mouses gamer mais baratos do mercado, está completamente aceitável.

Mas, mesmo com tantos elogios, isto não retira o fato que recomendar este mouse é complicado, pois a sua bunda estreita é um tanto quanto estranha, sendo apropriado para a pegada Claw e utilizável por algumas pessoas para a pegada Fingertip.


Pegada Claw

Quem tiver a pegada Palm, fuja deste mouse igual o diabo foge da cruz, pelo bem da sua mão. Sério.

E sinceramente acho isso uma pena, o Logitech G302 seria um mouse que eu recomendaria muito mais se ele tivesse menos recortes na sua parte traseira.

Felizmente, a Logitech já está trabalhando nisso, tanto que há um novo modelo de mouse ainda não anunciado que uma de suas equipes de eSports está utilizando, que parece uma versão melhorada do Logitech G100S:


Novo mouse Logitech

Claro, a própria Logitech oferece o Logitech G402 para quem procura um mouse com um design menos agressivo e que tente agradar o maior número de pessoas possíveis.


Comparação Logitech

Porém, infelizmente no último ano o Logitech G402 vem se distanciando bastante do preço do Logitech G302 e hoje já é possível encontrar ele quase pelo mesmo preço que o Logitech G502.

Mas enfim, ignorando a questão da ergonomia que é algo completamente subjetivo, o Logitech G302 é de fato o Melhor Custo x Benefício de sua faixa de preço, avaliando o seu nível de qualidade e recursos.

Mas, ele não fica muito à frente nesta questão de mouses como o CM Storm Alcor e CM Storm Xornet II, sendo que para certos casos estes outros dois podem acabar sendo uma melhor escolha.

Aliás, os três tem a mesma nota nas minhas análises :)


Comparação

Antes de terminar a análise, agradeço a oportunidade que a Hammer Gaming me proporcionou a enviar este mouse, visto que infelizmente a Logitech não tem representação no Brasil e os meus outros mouses da marca eu tive que comprar.

Seria interessante se mais empresas mostrassem esse interesse, visto que infelizmente há marcas que vendem produtos no Brasil, mas não tem representação ou não enviaram amostras para análise após eu requesitar (ex: Steelseries, Asus, EVGA, Roccat...)

Caso for do interesse do leitor, vocês podem verificar a página da loja neste link. Caso não for, beleza.

Agradeço também a oportunidade cedida pela Oficina da Net e espero que tenham gostado da análise e do meu estilo de review.

Quem sabe vamos ter outras no futuro?

Pontos Positivos

  • Excelente Construção Externa, ótimos materiais que não passam impressão de fragilidade e nem deixam sinais de desgaste ou marcas com o uso.
  • Excelente Construção Interna, o Logitech G302 é um mouse construído para durar.
  • Excelente Custo x Benefício, é um dos mouses mais baratos do mercado gamer e mesmo assim é muito bem feito.
  • Excelente Software, com uma quantia absurda de recursos e possibilidade de programação.

Pontos Negativos

  • Devido à traseira estreita, a sua ergonomia é um bom tanto "ame ou odeie". Não presta pra Palm.
  • Embora seja apropriado ao preço, o seu rastreio de fato não é um dos melhores.

 [OBJ_REL]68[/OBJ_REL]