A China começou os testes do Transit Elevated Bus (TEB), um novo modelo de ônibus que é capaz de passar por cima dos veículos na rua. O TEB foi anunciado em maio deste ano, e começou a circular nas ruas na terça-feira (2), na cidade de Qinhuangdao, na província de Hebei.


Ônibus chinês, que tem capacidade para 300 pessoas, ainda está na fase de testes. O objetivo é estimular o transporte público e desafogar o trânsito.

O ônibus, que mais se assemelha a uma espécie de bondinho, passa por cima dos carros como se fosse um túnel móvel se deslocando sobre os trilhos. Os testes foram satisfatórios, porém, ainda há muitas questões sobre segurança que precisarão ser esclarecidas.

O TEB possui espaço para 300 pessoas. Ele conta com 20 metros de comprimento, com mais de 7 metros de largura. Ele possui quase 5 metros de altura, com 2 metros para a passagem dos carros por baixo.

A China, que é país mais populoso do mundo, possui grandes congestionamentos nas principais cidades, como Pequim e Xangai. Assim, o TEB viria para amenizar os problemas de congestionamentos.

Além de aliviar o trânsito nas ruas, o TEB tem como missão impulsionar o transporte público e reduzir a poluição.


Ônibus possui um espaço interno generoso, com capacidade para 300 passageiros.